/ governosp

Em abril, oficinas online estimulam a criatividade de crianças e adultos

0

 

Juliane Sousa e Carine Souza debatem sobre a importância de ler autoras negras. Fotos: Fridas Comunica e Fotografa e arquivo pessoal.

Juliane Sousa e Carine Souza debatem sobre a importância de ler autoras negras. Fotos: Fridas Comunica e Fotografa e arquivo pessoal.

A BSP preparou uma série de atividades online para você se divertir e aprender coisas novas em abril. Inscreva-se para participar! No mês marcado pela efeméride do Dia Nacional do Livro Infantil, em função do nascimento do escritor Monteiro Lobato, a biblioteca propõe uma oficina que ensina como publicar seu próprio livro. Além de exercícios de criatividade para estimular a produção do conteúdo, os participantes vão conhecer ferramentas de edição. Quem conduz essa jornada, indicada para pessoas a partir de 16 anos, é o jornalista e editor João Varella.

Já leu mulheres negras? Consegue fazer um lista rápida com o nome de dez autoras brasileiras? O bate-papo online “Ler autoras negras, por que não?” é um convite à reflexão e ao debate sobre as causas da invisibilização dessa produção escrita. Conduzido por Carine Souza, revisora de textos e produtora cultural, e Juliane Sousa, jornalista e poeta, ambas à frente do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, a proposta do encontro é apresentar autoras e suas obras, ainda desconhecidas do público estabelecendo conexões como racismo estrutural da sociedade brasileira.

Que tal sugerir às crianças uma vivência inclusiva? Por meio de jogos e brincadeiras bilíngues em português e Libras, elas serão estimuladas a perceber as diferenças entre os integrantes do grupo. A oficina Incluindo com Libras para crianças surdas e ouvintes é indicada para crianças entre 7 e 12 anos.

Gosta de ler e quer conhecer novos autores? Aproveite a dica do Clube de Leitura, que traz neste mês, “Corpo Presente”, de João Paulo Cuenca. Este foi o primeiro romance do escritor carioca, considerado pela revista Granta, um dos vinte melhores jovens autores brasileiros. Na narrativa, o protagonista vive um presente contínuo e tenso em busca de sentimentos perdidos num mundo cínico e violento demais. No Clube de Audiolivro, voltado ao público infantojuvenil, o debate será sobre “Frankenstein” a obra-prima de Mary Shelley. Seu livro de estreia é um ícone do gênero de terror.

Para pessoas com mais de 60 anos interessadas em ampliar os conhecimentos sobre o uso do celular, a dica é a Oficina Virtual de Smartphones. Nela os participantes aprendem as configurações básicas do equipamento, o envio de áudios e arquivos e a realização de chamadas em vídeo. Os encontros serão realizados por meio do WhatsApp. Confira os pré-requisitos para participar: ter 60 anos ou mais; possuir smartphone; ter o aplicativo de bate-papo instalado no aparelho; ter conhecimento elementar sobre o WhatsApp (isto é, saber visualizar e enviar mensagens) e ter acesso à internet.

Confira as datas de inscrições e garanta sua vaga para as atividades online clicando aqui.

Tecnologia Dia a Dia
Terças e quintas-feiras, 
de 6 a 22 de abril, 
das 14h às 16h.
Oficina Virtual de Smartphones +60.
Com equipe BSP.
Inscrições a partir de 24 de março.

Oficina de autoedição: teoria e prática
Terças e quintas-feiras, 
de 20 a 29 de abril,
das 10h às 12h.
Saiba como publicar seu livro.
Com João Varella.
Inscrições a partir de 30 de março.

Clube de Leitura
Sexta-feira, 23 de abril, 
das 15h às 17h.
“Corpo Presente”, de João Paulo Cuenca.
Com equipe BSP.
Inscrições a partir de 2 de abril.
Parceria com a Companhia das Letras.

Bate-papo online: Ler autoras negras, por que não?
Sexta-feira, 23 de abril, das 17h às 19h.
Com Carine Souza e Juliane Sousa, do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca.
Inscrições a partir de 6 de abril.

Clube do Audiolivro
Terça-feira, 27 de abril, 
das 14h30 às 16h.
“Frankenstein”, de Mary Shelley. Versão infantojuvenil.
Com equipe BSP.
Inscrições a partir de 5 de abril.
Parceria com a Toca Livros.

Oficina Incluindo com Libras para crianças surdas e ouvintes
Quinta-feira, 29 de abril, 
das 14h às 16h.
Com Sabrina Caires de Garcia e Fernanda Ribeiro.
Inscrições a partir de 29 de março.

Importante lembrar que a BSP ficará com as atividades presenciais suspensas até 30 de março, atendendo às novas medidas do plano São Paulo, que colocam o estado na fase emergencial.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC