/ governosp

Brasil Colônia é destaque no Leitura ao Pé do Ouvido

0

O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta a marcante obra Capítulos da história colonial escrita pelo jornalista e historiador Capistrano de Abreu.

Publicado em 1907, o livro é um marco da historiografia brasileira dedicada ao período do Brasil Colônia. Anteriormente, os registros dessa época estavam condensados em História geral do Brasil, escrita por Francisco Adolfo de Varnhagen. 

Leia o título completo aqui

Trecho lido:

“Desde a Paraíba ao Norte até S. Vicente ao Sul, o litoral estava ocupado por povos falando a mesma língua, procedentes da mesma origem, tendo os mesmos costumes, porém profundamente divididos por ódios inconciliáveis em dois grupos; a si próprio um chamava Tupiniquim, e outro Tupinambá. A migração dos Tupiniquins fora a mais antiga; em diversos pontos os Tupinambás já os tinham repelido para o sertão, como no Rio de Janeiro, na baía de Todos-os-Santos, ao Norte de Pernambuco; em parte de S. Paulo, em Porto Seguro e Ilhéus, nas proximidades de Olinda; na serra de Ibiapaba havia, entretanto, Tupiniquins habitadores do litoral.  

Porque os Tupinambás se aliaram constantemente aos franceses e os portugueses tiveram a seu favor os Tupiniquins, não consta da história, mas o fato é incontestável e foi importante; durante anos ficou indeciso se o Brasil ficaria pertencendo aos Peró (portugueses) ou aos Maïr (franceses).”

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC