/ governosp

Afonso Borges comemora 35 anos do Sempre um Papo no Segundas Intenções

0
Afonso Borges. Foto: Daniel Bianchini.

Afonso Borges. Foto: Daniel Bianchini.

Em comemoração aos 35 anos do programa Sempre um Papo, o Segundas Intenções de 12 de abril será com o escritor e jornalista Afonso Borges, responsável pela criação e curadoria do projeto, que realiza debates presenciais com autores seguidos de lançamentos de livros. Trata-se de uma das iniciativas mais respeitadas de incentivo ao hábito da leitura no Brasil, que promove a difusão do livro e seu autor.

Borges recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, e o Prêmio Bom Exemplo, da TV Globo, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Fundação Dom Cabral, entre outras homenagens. Escreve em jornais desde os 16 anos e já trabalhou, alternando funções de colaborador, repórter e editor, em diversos veículos de comunicação. Colaborou, como jornalista e pesquisador, nos livros “Chatô – O Rei do Brasil”, de Fernando Morais, e “O Desatino da Rapaziada”, de Humberto Werneck. Soma seis livros publicados: o infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada”, “Retrato de Época”, “Bandeiras no Varal”, “Sinal de Contradição – Conversas com Frei Betto” e “Profecia das Minas”, além de “Olhos de Carvão”. Em 2012, foi curador da Bienal do Livro de Minas Gerais e da primeira edição do FLIBH – Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, em 2015.

Borges tem, há 15 anos, colunas diárias de rádio no programa “Mondolivro”, atualmente na Rádio BandNews BH.  É colunista do portal O Globo e curador do Mondolivro (mondolivro.com.br), onde reúne a sua produção intelectual e profissional. Também empreendedor cultural e criador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), ele costuma conduzir as entrevistas do Sempre um Papo e, dessa vez, estará no centro do encontro transmitido ao vivo na página da biblioteca no Facebook (BSPbiblioteca). A mediação será da jornalista Paula Rangel e pelo escritor Eric Nepomuceno.

Saiba mais sobre os mediadores

Paula Rangel é jornalista e produtora cultural. Já atuou na CBN, O Globo, Rede Band, entre outros, e é correspondente da Rede Itatiaia de rádio em São Paulo. Atou em dezenas de eventos do projeto Sempre um Papo como produtora, assessora de imprensa e mediadora. Natural de Belo Horizonte (MG), mora atualmente em São Paulo.

Eric Nepomuceno é escritor, jornalista e tradutor. Entre seus livros constam “A Palavra Nunca”, “Coisas do Mundo”, “Quarta-feira”, “Antologia Pessoal”, “O Massacre”, “A memória de Todos Nós”, entre outros. Tem obras publicadas no México, Espanha e Portugal. Em antologias, seus contos foram traduzidos para o holandês, francês, castelhano, húngaro, búlgaro, inglês e alemão. Traduziu mais de 80 livros de autores como Eduardo Galeano, Juan RulfoJulio Cortázar, Juan Carlos Onetti e Gabriel García Márquez.  Tem, numa estante de casa, quatro estatuetas do prêmio Jabuti. Nepomuceno é articulista dos jornais “La Jornada”, do México, e “Página 12”, da Argentina. E foi, com Fernando Morais e Frei Betto, dos primeiros participantes do Sempre um Papo, apresentando, em 1986, uma nova edição revisada de seu livro “Cuba: Anotações sobre uma Revolução”. 

Confira as redes sociais do Sempre um Papo e fique por dentro das atividades da iniciativa em: Facebook, InstagramYouTube e Twitter.

Segundas Intenções Online, com Afonso Borges. Mediação de Paula Rangel e Eric Nepomuceno. Segunda-feira, 12 de abril, das 19h às 20h30. Transmissão ao vivo na página da BSP no Facebook. Não é necessário fazer inscrição.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC