/ governosp

Oficina de autoedição começa com exercício de biografia

0
Reprodução.

Reprodução.

Escrever a própria biografia, de forma concisa e na terceira pessoa, foi o primeiro exercício da oficina de autoedição, conduzida pelo jornalista e escritor João Varella e que vai até 29 de abril (inscrições encerradas). O encontro online que abriu a atividade, realizado no dia 20, somou o compartilhamento de suas referências e a discussão em torno de temas a serem trabalhados pelos participantes.

etapa mais desafiadora do processo de autopublicação é a autoedição, segundo Varella. Nesse conceito, o autor dos textos precisa ir além de sua construção, que já demanda grande carga de tempo e trabalho, e fazer a análise crítica do conteúdo. As tarefas não terminam aí, porém. É necessário ainda considerar elementos de design, etapas de impressão e até a divulgação, entre outras.  

Nas aulas, Varella detalha o papel do editor, desde a leitura do original até a entrega do material impresso, passando pelo controle de alterações no processador de texto, por exemplo. A produção gráfica, com os principais tipos de impressão e as possibilidades de visual (das páginas, capa etc.), bem como a análise literária (resenhas e críticas) estão entre os aspectos abordados nos encontros. A escrita contínua, aproveitando o fluxo de consciência, o uso de ferramentas de comentários na edição e a leitura dos trabalhos finais, com a discussão em torno da atuação dos editores, fazem parte da prática no curso.

Durante os encontros, os participantes trabalham em duplas – com um editando o texto do outro – e também contribuem coletivamente em alguns aspectos conduzidos por Varella. Que tal tentar fazer a sua própria minibio, com até 400 caracteres? Fique ainda com algumas das referências compartilhadas por ele em aula para incluir entre suas futuras leituras: “The artful edit: on the practice of editing yourself”, de Susan Bell; “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, e “O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização”, de Martin Puchner.

Varela12

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC