/ governosp

Livro sobre mitos da Amazônia é tema de Clube de Leitura de junho

0

Quem gosta de suspense vai adorar “Rio acima”, de Pedro Cesarino, livro no centro do debate do próximo Clube de Leitura da BSP. A atividade, marcada para 18 de junho, tem inscrições abertas a partir do dia 3 deste mês, às 10h, em https://bsp.org.br/inscricao e será comandada pela equipe da biblioteca. Os primeiros inscritos receberão instruções para baixar o livro gratuitamente.

Em “Rio acima”, o leitor acompanha, na narrativa criada pelo autor, um antropólogo que desembarca na Amazônia para estudar os mitos de um povo indígena. Em especial, a trama investiga a intrigante história do “apanhador de pássaros”. Aos poucos, o protagonista vai encontrando respostas – por vezes, bem sombrias – e se aproximando de descobertas que podem ter consequências desastrosas.

Pedro Cesarino nasceu em São Paulo em 1977 e é, além de escritor, pesquisador. A relação de Cesarino com a região amazônica tem outros marcos em sua trajetória: ele chegou inclusive a morar com o povo indígena Marubo, no Vale do Javari, fronteira do Brasil com o Peru. Nascido em 1977, em São Paulo, cursou a Faculdade de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo) e fez mestrado e doutorado em Antropologia no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Em 2010, o escritor tornou-se professor do Departamento de História da Arte da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), onde deu cursos sobre Arte Indígena e Antropologia, entre outros.

A tese de doutorado de Cesarino intitulada “Oniska: Poética do xamanismo na Amazônia” ganhou o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas. Em 2013, publicou “Quando a Terra deixou de falar: cantos da mitologia marubo”, uma coletânea de mitos indígenas. Nesse mesmo ano, tornou-se pesquisador e professor de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Clube de Leitura Online – Rio Acima, de Pedro Cesarino. Sexta-feira, 18 de junho, das 15h às 17h. Com equipe BSP. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 3 de junho, às 10h, em www.bsp.org.br/inscricao.

rio acima (1)

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC