/ governosp

Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de Lima Barreto

0

11.06_BSP_Capa

O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta “Histórias e Sonhos”, de Lima Barreto. Essa série de contos organizada e revista por Lima Barreto, em 1920, coloca o leitor diante do melhor estilo do escritor. Na obra, estão presentes críticas sociais e políticas, diversos personagens e assuntos como preconceito, miséria, vício e desilusão. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você! 

Ficou interessado? Embarque nas páginas desse livro disponível em formato digital. Acesse aqui e boa leitura!

Trecho lido:
“- Foi o que me aconteceu com a pintura. Por causa dos tais bonecos, errei o salto e a abandonei. Fiz-me repórter, jornalista, dramaturgo, o diabo! Mas, em nenhuma dessas profissões dei-me bem… Todas elas me desgostavam… Nunca estava contente com o que fazia… Pensei, de mim para mim, que nenhuma delas era a da minha vocação e a do meu amor; e, como sou honesto intelectualmente, não tive nenhuma dor de coração em largá-las e ficar à toa, vivendo ao deus-dará. 
- Isto durante muito tempo?
- Algum. Conto-te o resto. Já me dispunha a experimentar o funcionalismo, quando, certo dia, descendo as escadas de uma secretaria, onde fui levar um pistolão, encontrei um parente afastado que as subia. Deu-me ele a notícia da morte do meu tio rico que me pagava colégio e, durante alguns anos, me dera pensão; mas ultimamente a tinha suspendido, devido, dizia ele, a eu não esquentar lugar, isto é, andar de escola em escola, de profissão em profissão.”

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC