/ governosp

Veja cinco dicas para iniciar na narração de histórias

0

Foto Stela Handa_3

A narração de histórias encanta desde as crianças até os adultos. E, para quem quer aprender como fazer, a Biblioteca de São Paulo oferece o Curso de Narração de Histórias, contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e que será conduzido pela Arte Despertar, inicia na próxima semana.

Viviane Marques, narradora de histórias da Arte Despertar, esclarece a diferença sobre dois termos que são comuns. “Até onde entendo, a contação pode ser entendida como a ação de contar, é um termo mais recente e se popularizou com o grande número de apresentações em teatro e festivais.  Já a narração vem de um lugar, de uma experiência mais ancestral,  das histórias que passavam de boca em boca, do narrador vinculado às comunidades tradicionais, em que essa figura carregava uma sabedoria e a memória do seu local de origem”, explica.

Atualmente, muitas atividades culturais passaram a acontecer no ambiente digital, e com a narração de histórias não foi diferente. Viviane relata que os maiores desafios da narração online são técnicos e a melhor forma de enfrentá-los é aprender como utilizar as ferramentas disponíveis e se preparar com antecedência. “Acredito que o tempo, e na medida em que experimentamos, vamos nos descobrindo e aprendendo a melhor forma de fazer”, conta.

As vagas para o curso já foram preenchidas, mas Viviane deixa algumas dicas para você que quer se aventurar.

  •  Permitir-se ser tocado pelas histórias, de uma maneira profunda. Abrir-se para o que elas podem nos revelar. São fontes de muita sabedoria.
  • Um bom narrador é alguém que tem disposição interna para escutar o outro e o mundo.
  • Ser curioso, buscar histórias de diferentes culturas, ler muito, como um garimpeiro que vai descobrindo tesouros.
  • Se conectar verdadeiramente com o outro. É preciso ter prazer, vontade de compartilhar as palavras.
  •  Contar de Cor, de coração. É preciso deixar a história invadir o ser e ser tocado por ela.
Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC