/ governosp

Joselia Aguiar, convidada do Segundas Intenções, traz um olhar sobre Jorge Amado

0
Joselia Aguiar pesquisou manuscritos inéditos e documentos de Jorge Amado para escrever uma biografia do escritor. Foto:  Silvia Costanti.

Joselia Aguiar pesquisou manuscritos inéditos e documentos de Jorge Amado para escrever uma biografia do escritor. Foto: Silvia Costanti.

Joselia Aguiar, soteropolitana. Jorge Amado, grapiúna. Entre os dois, uma conexão que vai além de terem em comum a mesma terra natal, a Bahia. Joselia mergulhou, durante quase oito anos, numa profunda pesquisa sobre a vida do lendário escritor e o resultado é uma biografia, seu título de estreia, vencedor do Prêmio Jabuti 2019. Ela é a convidada do Segundas Intenções de agosto.

Jornalista e doutora em História pela Universidade de São Paulo, Joselia foi curadora do Festival Literário Internacional de Paraty (Flip) nas edições de 2017 e 2018 e atualmente dirige a Biblioteca Mário de Andrade, uma das mais importantes do País, onde divide seu tempo entre a curadoria e a gestão do espaço.

A ideia de escrever sobre a vida e obra de Jorge Amado teve início ao receber um convite feito pelo jornalista e editor Alcino Leite Neto. O resultado final reúne 640 páginas que incluem manuscritos inéditos de Amado, documentos raros e uma pesquisa extensa que envolveu viagens aos Estados Unidos e à Europa. Como ela prefere definir em entrevistas, o livro é ‘uma’ biografia, e não ‘a’ biografia. A narrativa traz seu olhar sobre o escritor, amigo de personalidades famosas como Sartre e Saramago e cuja obra foi traduzida para dezenas de idiomas.
No acervo da biblioteca, tanto físico como digital, você pode conferir a biografia de Jorge Amado, escrita por Joselia, e alguns clássicos brasileiros escritos por ele, como Capitães da areiaMar mortoGabriela, cravo e canela e Tieta do Agreste.

Joselia, que na infância e adolescência foi uma assídua frequentadora das bibliotecas escolares, anuncia seu novo projeto: está escrevendo um novo livro sobre a pintora Djanira – um dos três nomes mais citados entre artistas brasileiros nos anos 60-70, ao lado de Di Cavalcanti e Portinari.

Segundas Intenções Online, com Joselia Aguiar. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Segunda-feira, 19 de agosto, das 19h às 20h. Transmissão ao vivo e simultânea no Facebook da Biblioteca de São Paulo, da Biblioteca Parque Villa-Lobos, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e do Literatura Brasileira no XXI.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC