/ governosp

Jeferson Tenório compartilha sua trajetória no universo literário

0
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

“A gente se torna leitor através da leitura”. É com essa reflexão que Jeferson Tenório começa a compartilhar, no bate-papo do programa Segundas Intenções de setembro, a sua experiência com a literatura, que resultou, até agora, em três livros e uma carreira acadêmica e docente.

Durante a infância escrevia diários, mas teve pouco acesso à leituras diversificadas. Até tentou escrever uma novela, Perdão do destino, mas ele ainda não tinha um repertório literário, sua inspiração era a narrativa de novelas que a TV Globo transmitia.

Foi só na faculdade de letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que Jeferson Tenório descobriu e aprofundou sua relação com a literatura.

O autor nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, mas vive desde a infância em Porto Alegre, atua como professor de língua e literatura na rede pública de ensino e, atualmente, faz doutorado em Teoria Literária. 

Mais uma vez, o Segundas Intenções ultrapassou os limites do Estado de São Paulo e durante a conversa, que teve mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto, Jeferson Tenório também falou um pouco sobre o processo criativo e o período que viveu enquanto produzia seus livros. 

  • Beijo na parede (2013)
  • Estela sem Deus (2018)
  • Avesso da pele (2020)

Esses títulos fazem parte do acervo da BSP e da BVL e estão disponíveis para empréstimo. Basta fazer sua carteirinha e levar uma dessas leituras para casa. 

Assista o encontro completo aqui e conheça mais sobre o autor!

E você já pode se programar para participar dos programas do Segundas Intenções de outubro:
Bate-papo com Ana Maria Machado, transmitido ao vivo no facebook da Biblioteca de São Paulo. Dia 4 de outubro, das 19h às 20h.
Bate-papo com Eva Furnari, transmitido ao vivo no facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos. Dia 18 de outubro, das 19h às 20h. 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC