/ governosp

Ana Maria Machado discute o ensino da literatura no Segundas Intenções

0

O Segundas Intenções de outubro na BSP foi com a escritora Ana Maria Machado. No bate-papo de uma hora, Ana Maria, que entre os seus muitos prêmios já foi agraciada com o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil, falou sobre a sua carreira, como desenvolveu o gosto pelos livros e a leitura e sua atuação como acadêmica e presidente na Academia Brasileira de Letras.

Discutindo a introdução dos clássicos de nossa literatura no ambiente escolar, a escritora defendeu o equilíbrio. Citando a sua relação com a obra de Machado de Assis, Ana Maria Machado assumiu não estar preparada para a leitura em seu primeiro contato, ainda na adolescência. Foi só aos 20 anos, mais madura, que toda a profundidade do autor pode ser compreendida, revelou. A partir da própria experiência, a escritora advogou ser imprescindível que a escola apresente o repertório clássico aos adolescentes, mas que isso seja feito com sensibilidade e, principalmente, com paixão por parte dos professores, sendo necessária uma atenção especial à formação desses profissionais.

Ana Maria também apresentou os personagens do seu romance “Alice e Ulisses”, que faz parte do acervo da BSP, descrevendo suas características e as referências homônimas de Alice, de “Alice no país das maravilhas” e de Ulisses, de “Odisseia”. O assunto final da entrevista é a relevância da Academia Brasileira de Letras como instituição de pesquisa, produção e disseminação do conhecimento.

Acompanhe a edição na íntegra:

O Segundas Intenções é transmitido pelo Facebook da BSP e também da BVL, com programações independentes, acompanhe as duas redes para não perder as próximas edições!

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC