Acolhimento
A Biblioteca de São Paulo recebe um público extremamente diverso. Para atendê-lo de forma humanizada e empática, as equipes se preparam constantemente. O trabalho do núcleo de Serviço Social existe desde a inauguração da biblioteca, em 2010. Com o objetivo de promover momentos de acolhimento e diálogo, além de conhecer o entorno para aproximar as comunidades, nossas assistentes sociais orientam e mediam situações de conflitos, proporcionando uma experiência agradável aos visitantes.
Em parceria com a rede socioassistencial da região, a BSP encaminha pessoas que necessitam de auxílio específico para suas necessidades pessoais, como retirar novas vias de documentos, tratar de problemas de saúde, habitação, resolver questões jurídicas, entre outros.
A equipe visita escolas, ONGs e outras instituições locais com o objetivo de estreitar laços, promover e divulgar o trabalho realizado pela biblioteca. Além disso, participa de oficinas e fóruns para gerar diferentes possibilidades de atuação e formação de novos públicos.
Atenta à questão da inclusão e zelando para que seus frequentadores usufruam do espaço de maneira igualitária, a BSP criou em 2014 um programa de acolhimento, coordenado pela equipe de Serviço Social. O foco central da iniciativa é a conexão com os sócios, a fim de conhecer suas necessidades informacionais e pessoais. A escuta ativa é o ponto de partida para estabelecer vínculos com as pessoas e ofertar programação cultural e serviços.
O "Programa Acolhimento" se dá a partir de rodas de conversa, cujo pano de fundo são os diversos formatos de leitura (literatura em geral, poesia, música etc.), que servem como gancho para proporcionar o diálogo.
O programa funciona de terça a domingo e feriados, das 10h às 16h.