Evento Presencial
Oficina Viagem Gastronônimica - Zélia Gattai
18
novembro
15h

O encontro do mês de novembro contempla a obra de Zélia Gattai (1916- 2008), eleita em 2001 para a Academia Brasileira de Letras, em especial, o livro: “Anarquistas Graças a Deus”. Filha de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século 19, a autora com uma linguagem envolvente e sensível relembra sua infância e nos conta as aventuras vividas pela família na capital Paulista e das deliciosas refeições sempre alegres, preparadas pelas irmãs cozinheiras de mão cheia. Companheira de Jorge Amado por 56 anos, Zélia começou a escrever aos 63 anos, dando início a uma obra composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance.
No final da oficina haverá uma degustação das receitas Risoto funghi secchi com “zafferano” (açafrão), rabanadas, acompanhados de limonada. Indicado para pessoas a partir de 14 anos.
Sábado, 18 de novembro, das 15h às 17h.
Com Dolores Freixa e Solange Botura. Sobre as ministrantes:
Dolores Freixa é Historiadora e guia de Turismo Cultural, professora de História da Gastronomia e autora de livros sobre a temática da Cultura Gastronômica, sendo coautora, junto com a jornalista gastronômica Guta Chaves, do livro Expedição Brasil Gastronômico que ganhou Prêmio Jabuti em 2014.
Solange Aparecida Barbosa Botura é professora de Gastronomia e chef de cozinha. Ministrou aulas na Universidade Guarulhos-UNG por 11 anos e atualmente ministra aulas de cozinha Industrial na Fundação Lar de São Bento.