/ governosp

A BSP

  • A Biblioteca de São Paulo (BSP), inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras, eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.  Para saber mais sobre o contrato de gestão, clique aqui.

    Situado na Zona Norte da capital, o espaço está localizado dentro do Parque da Juventude e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura e tem estrutura planejada para oferecer conforto e autonomia aos frequentadores, que são o elemento central da biblioteca.

    Com entrada gratuita e programação diversificada, a BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em braille e audiolivro, DVDs, CDs, além de jogos. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados (baixe as plantas: piso térreo e piso superior) para atender ao público – crianças, jovens, adultos, idosos com e sem deficiência. A biblioteca conta com recursos tecnológicos como computadores, rede wireless e terminal de autoatendimento, além de sala de jogos eletrônicos, ludoteca e auditório.

    Inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile, e nas melhores práticas adotadas pelas bibliotecas públicas do país, a BSP vem atuando, entre outras frentes, na oferta de equipamentos e espaços que permitam o acesso da população à produção e à expressão cultural, em âmbito nacional. E, como laboratório de práticas da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, sedia permanentemente cursos e eventos organizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), voltados para a capacitação das equipes das bibliotecas públicas municipais, integrantes do sistema.

    BSP em números

    Dados de Janeiro a Dezembro de 2020 – BSP
    Frequência 70.045
    Total de sócios ativos 28.537
    Total geral de acervo 42.923
    Total geral de aquisição 2.006
    Itens circulados 22.865
    Participação em ações culturais* 86.955
    (*) Participações presencial e online

     

     

    Premiações

    A BSP esteve, em 2018, entre as finalistas do International Excellence Awards 2018, na então nova categoria Biblioteca do Ano. A premiação, entregue em cerimônia durante a Feira do Livro de Londres, é uma das mais prestigiadas do setor (a vencedora foi a Biblioteca Nacional da Letônia). Confira, clicando aqui, como foi essa disputa e a cobertura da imprensa.

    Importante acrescentar que a BSP já recebeu outras premiações como o Prêmio IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano, promovido pelo Instituto Pró-livro, e o Prêmio Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de contar com Certificado de Excelência TripAdvisor.

    Para saber mais sobre a BSP, confira vídeo abaixo:

  • Leitura e tecnologia

    O fascínio de adultos, jovens e crianças pelo mundo digital é uma das possibilidades de aproximação com a leitura. Em um ambiente acolhedor, com muita cor e mobiliário confortável, a BSP disponibiliza mais de 90 computadores para o público acessar a internet (gratuitamente, durante 120 minutos diários), ver filmes, ouvir música, brincar com jogos de tabuleiro e também relaxar nas suas várias áreas de convivência, lendo livros, revistas ou jornais. Oferece acervo de DVDs e tecnologias para leitura – como equipamentos que possibilitam a leitura de livros eletrônicos e outras mídias digitais (saiba mais também em Acessibilidade).

    A BSP faz uso de sistema de gerenciamento de informação que controla todas as rotinas de uma biblioteca, a partir da entrega da chave do guarda-volumes; cadastro de usuários; consulta ao acervo via web; circulação com renovação online e produção de relatórios gerenciais e estatísticos; e equipamento de autoempréstimo, que permite ao leitor a retirada dos títulos de seu interesse, sem usar o atendimento do balcão.

  • Acessibilidade

    A BSP dispõe de mobiliário especial para cadeirantes (mesa de altura regulável e adaptável) e de equipamentos para auxiliar a leitura de deficientes visuais (cegos ou pessoas com baixa visão), como lupa eletrônica e computadores com leitores de tela. Destaques para o escaneador de páginas de livros, que permite ouvir e/ou acompanhar o texto em braille no ritmo desejado (maior ou menor velocidade) e o dispositivo eletrônico que garante a leitura por voz de textos impressos (para saber mais, clique aqui).

    Piso Infantojuvenil

    Espaço organizado por faixas etárias representadas por cores. Na cor laranja estão agrupadas as faixas etárias 0 a 3 e 4 a 6 anos. A cor lilás destina-se a faixa etária de 7 a 11 anos, e a verde para 12 a 17 anos.

    Crianças e jovens podem explorar um universo de possibilidades na BSP. Leituras individuais e em grupo, dramatização, filmes, internet e jogos de tabuleiro e cartas, entre outras atividades, que visam estimular o interesse pelo livro e pela biblioteca.

    A ambientação oferece ao público um espaço acolhedor e aconchegante, como convite para a leitura.

    Os pais e/ou responsáveis podem permanecer próximos aos filhos, participando em conjunto das atividades propostas.

    Piso adulto

    Nesse piso, você encontra acervo variado, com lançamentos do mercado editorial e obras premiadas; jornais e revistas; filmes de diversos gêneros; músicas; e computadores com acesso à internet.

    Há ainda o Espaço +60 e a Espaço +18 anos. Os ambientes oferecem acervos direcionados para o interesse desses públicos.

  • Desenvolvimento do acervo

    Para incentivar e promover o gosto pela leitura, a composição do acervo é diversificada e permanentemente atualizada.

    O grande foco é a literatura nacional e internacional. Os assuntos complementares são das áreas de Filosofia, Religião, Autoajuda, Esportes, Biografias, História, entre outras.

    Realizamos aquisição contínua de livros, DVDs, revistas, jornais, gibis e lançamentos.

    A biblioteca também aceita sugestões de aquisições de obras. Basta acessar o catálogo e fazer o login. Sugestões são sempre bem-vindas.

    Conheça a Política de Desenvolvimento de Coleções da BSP.

  • Articulação com as Bibliotecas Públicas Municipais

    A BSP, como laboratório de práticas da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, sedia permanentemente cursos e eventos organizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), voltados para a capacitação das equipes das bibliotecas públicas municipais, integrantes do sistema.

Ouvidoria Transparência SIC