Dia Mundial da Arte em destaque!
26 DE março DE 2024No dia 15 de abril é comemorado o Dia Mundial da Arte, a equipe de acervo da BSP preparou uma lista de livros impressos, e-books e audiolivros sobre o tema para comemorar a data. Confira os títulos e escolha sua leitura!
Arte de rua ao redor do mundo, de Hunter Garry
Nossas vilas e cidades estão saturadas com imagens comerciais e de publicidade, mas ao lado disso um novo fenômeno criativo vem chamando a atenção: arte, na rua, disponível para todos verem. Banksy, Blek Le Rat, Os Gêmeos e Jr são apenas alguns dos principais praticantes cujos trabalhos são apresentados neste livro. De enormes murais a delicadas miniaturas de arte que podem facilmente passar despercebidas, os exemplos aqui são poderosas expressões do que é um ser humano moderno vivendo no cenário urbano.Uma obra totalmente colorida e ilustrada, que vale a pena ser lida e apreciada por estudantes de arte e admiradores dessa maneira de expressar talentos sem degradar patrimônios públicos ou particulares (resumo da Amazon).
Graffiti: intervenção urbana e arte: apropriação dos espaços urbanos com arte e sensibilidade, de Anita Rink
Apresenta um estudo sobre o graffiti e os grafiteiros, que fazem intervenções no cenário urbano de modo a contrastar com a produção de subjetividade na sociedade capitalista e a lógica de concepção dos locais nas metrópoles, com seus espaços meramente funcionais e econômicos. A proliferação do graffiti nas grandes metrópoles representa uma nova estética nas cidades; neste estudo é possível perceber como a atuação dos grafiteiros também cria novas formas de sociabilidade e engenharia dos laços sociais. Os grafiteiros promovem novos modos de ação e solidariedade, assim como inventam linguagens e democratizam a comunicação pública, colaborando nas construções de cultura, na produção de subjetividade e no imaginário heterogêneo de cada local. A pesquisa deste livro revela como estes artistas criam imagens e ações que representam uma forma real de democracia nos espaços públicos (resumo da livraria Cultura).
Contando a arte de Tarsila do Amaral, de Angela Braga-Torres
Tarsila do Amaral é, sem sombra de dúvidas, um dos expoentes da arte moderna brasileira. Nascida em Capivari, São Paulo, 1886, Tarsila foi pintora, desenhista e escultora. Fez parte da Semana de Arte Moderna, em 1922 e, ao lado de nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia e Anita Malfatti, fundou o Grupo dos Cinco.Expoente do Modernismo brasileiro, Tarsila soube sintetizar, de maneira ímpar, a pluralidade do universo da cultura nacional. Com uma obra encantadora e repleta de vivacidade, firmou-se entre as grandes artistas plásticas do Brasil, sendo reconhecida no país e também fora dele. Com pinturas de tonalidades múltiplas, Tarsila trouxe por meio do pincel faces nunca antes reveladas do Brasil, retratando suas paisagens, animais, plantas e, como não poderia deixar de ser, sua gente (resumo da Amazon).
Os sons que vêm da ruas, de José Ramos Tinhorão
Lançado originalmente em 1976, agora atualizado e ampliado, Os sons que vêm da rua antecipou a linha de pesquisa que se consagraria como História das Mentalidades e do Cotidiano. Este belo ensaio de historiografia musical procede a uma vasta investigação interdisciplinar sobre as sonoridades típicas dos aglomerados urbanos, revelando como as camadas populares respondem às novas realidades impostas pela vida nas cidades (resumo da Amazon).
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BSP também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.