/ governosp
Biblioteca de São Paulo

Critérios de doação

  • A BSP recebe doações de livros mediante o envio prévio de uma lista, em que conste títulos, autores e data de publicação, para o e-mail: contato@bsp.org.br. A resposta será enviada em até cinco dias úteis.
  • Se a doação for aceita, os itens deverão ser trazidos à biblioteca e, no ato da entrega, preenchido o Termo de Doação que estará disponível também no balcão de atendimento.
  • Após o recebimento, os títulos passarão por processo de seleção para avaliar o estado de conservação.
  • Os livros doados serão incorporados ao acervo das Bibliotecas estaduais BSP ou BVL, ou encaminhados ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).
  • A BSP aceita, preferencialmente, a doação de livros infantis e de literatura cujas edições estejam atualizadas segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, instituído pelo Decreto nº 6.583, de 29/09/2008.
  • Os livros devem estar com capas, lombadas e miolos preservados e limpos; sem enrugamento em virtude do excesso de luminosidade ou do contato com líquidos; sem páginas rasgadas, arrancadas ou rabiscadas.

A BSP não aceita:

  • Livros didáticos; publicações religiosas e de caráter político-partidário; obras de publicação periódica; ou obras com conteúdo desatualizado.
  • Biografias de personalidades públicas ou do mundo empresarial que não tenham notório valor histórico ou literário.
  • Publicações, impressas ou em qualquer tipo de suporte, de caráter corporativo ou institucional, tais como manuais, catálogos, anuários, anais, relatórios, cujo interesse seja restrito a segmentos de mercado, categorias profissionais, associados de entidades, sindicatos, imprensa e organizações públicas e/ou privadas.
  • Obras que não preencham os requisitos mínimos de qualidade gráfica-editorial;
  • Obras que não identifiquem claramente autores ou editores responsáveis.

No caso de doação de materiais como DVDs, audiolivros, braille, entre outros, será adotado o mesmo procedimento.

Importante: Os livros recebidos podem ser incorporados ao acervo, doados ou descartados. A biblioteca não emite parecer sobre o destino das obras.

Mais opções:

Os livros que você pretende doar não se encaixam nos critérios citados acima? Existem outras possibilidades! Além de verificar os critérios de doação de outras bibliotecas, você pode participar de projetos muito bacanas como LivraLivro, BookCrossing Brasil e Bicicloteca.

LivraLivro: Projeto destinado a fomentar a troca de livros entre a população. Como funciona: você cadastra uma lista de livros que possui para trocar e outra dos que gostaria de obter. Quando um usuário solicitar um dos seus livros, você o envia pelo correio. Quando seu livro é recebido por outra pessoa, você ganha 1 ponto para solicitar outro livro!

Visite: http://www.livralivro.com.br

BookCrossing – Ler, Registar e Libertar: Prática de deixar um livro num local público (cafés, transportes públicos, bancos de praças etc), para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. Ao registrar uma obra no projeto, o site automaticamente gera um número de identificação denominado BCID (BookCrossing Identification Number), único e exclusivo para cada livro, que permitirá ao “dono” original e a todos os que venham a dar entrada dele no site terem notícias da sua viagem pelo mundo.

Visite: http://www.bookcrossing.com.br

Bicicloteca: Biblioteca itinerante que utiliza a bicicleta como veículo para o transporte de livros. Tem como objetivo levar cultura às pessoas que, por diversos motivos, não têm acesso a uma biblioteca.

Visite: http://biciclotecas.wordpress.com/doacao-de-livros

Cadastre-se e receba nossa newsletter