Serviço Social
A Biblioteca de São Paulo recebe um público diverso. Para atendê-lo de forma humanizada e empática, as equipes se preparam constantemente. O trabalho do núcleo de Serviço Social existe desde a inauguração da biblioteca, em 2010. Tem como objetivo promover o Projeto de Inserção Social através da Leitura, aplicado em três eixos:
Atendimento dentro da biblioteca: por meio de abordagens individuais são realizados diálogos para conhecer os frequentadores e, quando necessário, promover a mediação de conflitos. Em parceria com a rede socioassistencial e da saúde da região, a BSP encaminha as pessoas que necessitam de auxílio específico para suas necessidades pessoais, como retirar novas vias de documentos, tratar de problemas de saúde, habitação, resolver questões jurídicas, entre outros.
Apoiar o enraizamento da biblioteca com o seu entorno: a equipe visita escolas, ONGs e outras instituições locais com o objetivo de estreitar laços e divulgar o trabalho realizado pela biblioteca. Além disso, participa de oficinas e fóruns para gerar diferentes possibilidades de atuação e formação de novos públicos.
Ações de mediação de leitura: atenta à questão da inclusão e zelando para que seus frequentadores usufruam do espaço de maneira igualitária, a BSP criou em 2014 um programa de acolhimento, coordenado pela equipe de Serviço Social. O foco central da iniciativa é a conexão com os sócios, a fim de conhecer suas necessidades informacionais e pessoais. A escuta ativa é o ponto de partida para estabelecer vínculos com as pessoas e ofertar programação cultural e serviços.
O "Programa Acolhimento" se dá a partir de rodas de conversa, cujo pano de fundo são os diversos formatos de leitura (literatura em geral, poesia, música etc), que servem como gancho para proporcionar o diálogo, resultando em uma experiência agradável aos visitantes.
O núcleo do Serviço Social funciona de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 16h.