Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Evento Presencial

Ateliê de Criação Literária | Módulo 1 - Miniconto

28

maio

14h

Crédito: Divulgação

Após um primeiro ano de sucesso do programa que culminou no lançamento da coletânea “Azeytonas em Brasa: Autores para Degustar {Vivos}” com textos produzidos pelos alunos, o Ateliê retorna para uma segunda edição que contará com novos professores, novos convidados e, claro, novos atelienses, como são chamados afetuosamente seus participantes. O Ateliê segue sendo nessa segunda edição um espaço de iniciação e desenvolvimento de escritores que procuram, por meio de provocações, exercícios e leituras compartilhadas, desenvolver a escrita literária em diferentes formas e gêneros textuais, em prosa e poesia, tudo isso ao lado de grandes nomes da nossa literatura contemporânea. 

Seguindo com a curadoria do escritor Olyveira Daemon, a nova edição do Ateliê de Criação Literária mantém as duas atividades paralelas que lhe dão uma cara toda especial: os Módulos de Criação Literária, em que os participantes serão conduzidos em encontros semanais de aprendizagem e prática de escrita literária por diferentes escritores, cada qual com sua proposta formativa; e os Encontros com o Processo Criativo, nos quais os participantes poderão conversar diretamente com escritores convidados que compartilharão uma parte de seus próprios processos de escrita, orientando e tirando dúvidas sobre o mercado editorial e o cenário da literatura contemporânea nacional. Ao final do ateliê, os melhores textos produzidos serão selecionados para compor a publicação de um novo livro coletivo. 

14, 16, 21, 23 e 28 de maio, das 14h às 17h, com Whisner Fraga e mediação de Olyveira Daemon

A tradição do miniconto remonta às fábulas de Esopo, fortalece-se no século vinte com os grandes escritores – Kafka, Brecht, Hemingway, Cortázar, Monterroso, Dalton Trevisan e muitos outros – e se espalha pelo Brasil literário. Mas escrever bons minicontos não é um desafio pequeno. Muito pelo contrário. Requer persistência e sensibilidade. Sob a orientação de Whisner Fraga, os participantes poderão exercitar a escrita concisa, mínima, potente feito uma granada.   

Whisner Fraga é um escritor mineiro, autor de treze livros. Participou da antologia “Os cem menores contos brasileiros do século”, organizada por Marcelino Freire e figurou entre os 23 escritores brasileiros na antologia “Geração zero zero”, de Nelson de Oliveira, que mapeou os principais autores brasileiros lançados no início do século. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão e árabe. Escreve crônicas para o site Crônica do Dia e mantém o canal “Acontece nos livros”, no YouTube em que resenha livros de escritores contemporâneos. Foi finalista do prêmio Jabuti, em 2023, com os minicontos de “usufruto de demônios”. 


Módulos

MÓDULO 2 - CRÔNICA  

Nascido nas páginas dos jornais, gênero ligado ao cotidiano e ao efêmero, há quem afirme que a crônica é uma invenção puramente nossa, brasileira. Mito ou verdade, o que importa é que a crônica, ao simular uma conversa com o leitor durante um café, é sem dúvida o gênero mais apreciado pelos brasileiros. Prova disso é o grande número de cronistas em atividade, na grande imprensa e também na imprensa alternativa, em papel ou online. Neste módulo, Mariana Ianelli provocará os participantes a exercitarem as sutilezas do texto breve, despretensioso, narrado em primeira pessoa, talvez lírico e subjetivo, talvez irreverente e até escrachado, mas sempre intenso e afetivo.  

Período: 06, 11, 13, 18 e 20 de junho. 

Mariana Ianelli nasceu em 1979, em São Paulo, onde vive. É autora de dezesseis livros de poemas, entre eles a antologia “Manuscrito do fogo” (1999-2019), que marca 20 anos de poesia, e “América - um poema de amor” (2021, semifinalista do Prêmio Oceanos 2022). Tem cinco livros de crônicas: “Breves anotações sobre um tigre” (2013), “Entre imagens para guardar” (2017), “Dia de amar a casa” (2020), “Prazer de miragem” (2022) e “Turno da madrugada - antologia” (2023), todos pela editora Ardotempo. Ganhou o Prêmio Minuano de Literatura 2021, na categoria crônica, com o livro “Dia de amar a casa”. Colabora quinzenalmente, aos sábados, para a revista digital de crônicas RUBEM, e todo último sábado do mês no site do jornal Rascunho. Editou a página Poesia Brasileira, no mesmo jornal, de 2018 a 2022. 


MÓDULO 3 - HUMOR  

As várias modalidades de humor (ironia, sarcasmo, paródia, sátira, humor grotesco etc.) são uma estratégia poderosa de resistência contra as forças opressivas da sociedade. Por meio do humor, artistas e escritores denunciam e ridicularizam preconceitos e dogmas, comprovando que o sorriso e o riso, quando usados com habilidade, são as armas mais eficazes contra todos os tipos de injustiça. Por meio de leituras e exercícios, Marcelo Maluf encaminhará os participantes pelas diferentes presenças do humor no texto literário. 

Período: 27 de junho, 02, 04, 11 e 16 de julho.   

Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. Autor do romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório, 2015), finalista do prêmio APCA (2015), do Prêmio Jabuti (2016) e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016); do livro de contos “Esquece tudo agora” (terracota, 2012), e dos infantis “O mistério de todas as coisas” (Abacatte Ed. 2022), “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013) e “Meu pai sabe voar” (FTD, 2009), este em parceria com Daniela Pinotti. 


MÓDULO 4 - POESIA 

Baseado no livro “Correio literário” e sob a orientação de Michaela Schmaedel, os participantes estudarão como Wislawa Szymborska pensava a poesia - e como as diretrizes dela podem ajudar a escrever mais e melhor. Em cada encontro, serão apresentados três caminhos propostos pela poeta polonesa e um exercício para se fazer em casa (que será lido e comentado na aula seguinte). Neste módulo, junto com a poética de Szymborska, também serão lidos poemas de Hilda Hilst, Orides Fontela, Alejandra Pizarnik, Anne Sexton e Ana Paula Tavares. 

Período: 23, 25, 30 julho, 01 e 06 de agosto.  

Michaela Schmaedel (1976) nasceu e mora em São Paulo, é editora de cultura e poeta. Cursou o CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores), na Casa das Rosas, além de oficinas de escrita com diversos poetas brasileiros. É autora do livro “Coração cansado” (Penalux, 2020), “Quênia: poemas de viagem” (Cas’a edições, 2021) e “Paisagens inclinadas” (editora 7letras, 2022). Está na antologia “As mulheres poetas na literatura brasileira” (Arribaçã, 2021), na coleção de plaquetes Petits Furts, de Josep Domènech Ponsatí, e na antologia lusófona “A boca no ouvido de alguém” (Através das letras, 2023). Escreve resenhas sobre literatura para jornais e revistas e é editora do podcast Poesia pros Ouvidos. 


MÓDULO 5 - FICÇÃO FUTURISTA 

A ficção futurista, também conhecida como ficção científica, é um dos gêneros mais fascinantes da atualidade, não apenas na literatura e nos quadrinhos, mas principalmente no cinema e na tevê. Em diálogo constante não somente com os avanços da ciência e da tecnologia, mas também com as mudanças na História e nas sociedades, ao imaginar os futuros possíveis e impossíveis a ficção científica trata principalmente do presente, de nossas crenças, medos e desejos mais profundos. Nos encontros com Carol Chiovatto, os participantes serão convidados a olhar e imaginar o futuro enquanto tecem as possibilidades das utopias e das distopias. 

Período: 13, 15, 20, 22 e 27 de agosto 

Carol Chiovatto é escritora, tradutora e doutora em Letras, em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP/FAPESP). Seu romance de estreia, a fantasia urbana “Porém bruxa” (AVEC, 2019) recebeu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020 na categoria História Longa de Fantasia, e sua novela de ficção científica “Senciente nível 5” (AVEC, 2020) foi finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance de Entretenimento. 


MÓDULO 6 - LITERATURA-MONTAGEM  

A literatura não precisa ser apenas palavras, palavras, palavras… Na busca por uma expressão também visual, a literatura pode fazer uso de materiais diversos: fotografias, desenhos, anúncios de jornal e revista, rótulos, trechos de partituras, selos, figurinhas, adesivos etc. Um conto ou um poema também podem oferecer variações tipográficas e fragmentos de textos (incluindo bilhetes, cartas, documentos, horóscopos, matérias de jornal e revista etc.). A proposta desse módulo ministrado por Gustavo Piqueira é expandir os limites da literatura, desfazendo momentaneamente as fronteiras que a separam das outras linguagens. 

Período: 03, 05, 10, 12 e 17 de setembro.  

Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de quarenta livros publicados, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não-ficção, design, História e tudo mais que encontrar pelo caminho. À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de quinhentos prêmios recebidos. Também já recebeu prêmios como escritor e como ilustrador. 


  

MÓDULO 7 – ROMANCE  

Gênero de maior prestígio entre as muitas formas narrativas, o romance domina o cenário literário mundial há quase dois séculos. Neste módulo, Paulo Scott convidará os participantes a conhecer os bastidores da multiforme arte romanesca, compreendendo como funcionam suas principais categorias – linguagem, narrador, personagens, enredo, tempo e espaço –, ao entrarem em contato com os movimentos discretos de sua maquinaria. 

Período: 24, 26 de setembro, 01, 03 e 08 de outubro.  

Paulo Scott é autor, dentre outros, do livro de contos "Ainda orangotangos", dos romances “Marrom e Amarelo” e “Habitante irreal” e da graphic novel "Meu mundo versus Marta". Seus textos estão publicados em Portugal, França, Inglaterra, Croácia, Alemanha, Rússia, Argentina, México, Estados Unidos, China e em países árabes. 


MÓDULO 8 - FICÇÃO SOBRENATURAL  

A ficção sobrenatural, povoada de monstros e feiticeiros, maldições e assombrações, faz muito sucesso entre os leitores do mundo inteiro. Também nos quadrinhos, no cinema e na tevê, as histórias macabras raramente decepcionam. Neste módulo orientado por Cristhiano Aguiar, os participantes conhecerão e exercitarão as características de uma ficção sobrenatural tipicamente brasileira, ancorada em nosso folclore e em outras particularidades socioculturais. 

Período: 15, 17, 22, 24 e 29 de outubro. 

Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor universitário. Participou, em 2012, da antologia “Granta: Os melhores jovens escritores brasileiros”. Seus textos foram publicados nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Equador. Seus ensaios e resenhas foram publicados no Suplemento Literário Pernambuco, na revista Quatro Cinco Um, na revista Continente e no caderno Aliás, do Estado de São Paulo . Publicou o livro de contos “Gótico Nordestino” (Alfaguara), vencedor do Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional. Em 2022, foi um dos convidados da programação principal da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.


Encontro com o processo criativo*

Maria Fernanda Elias Maglio - 04 de junho  

Roger Melo - 25 de junho  

Morgana Kretzmann - 18 de julho  

Mel Duarte - 08 de agosto  

Ademir Assunção - 29 de agosto  

Índigo Ayer - 19 de setembro  

Paula Fábrio - 10 de outubro  

Marcelino Freire - 31 de outubro   

* Em casos excepcionais, poderá haver mudança de ministrantes e/ou convidados.  


Curadoria: Olyveira Daemon.  

Olyveira Daemon é escritor, ensaísta, antologista e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou os romances “Gigante pela própria natureza” e “Bamboleio que faz gingar” e as coletâneas de contos “Vinte & um” e “Às moscas armas!”. Das antologias que organizou destacam-se “Fractais tropicais”, de ficção científica brasileira, “Mundo-vertigem”, de ficção fantástica brasileira, e as antologias da geração 90 e da geração zero zero. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, intitulada Simetrias Dissonantes. Venceu duas vezes o Prêmio Casa de las Américas, em 1995 e 2011.   

Público-alvo: Escritores iniciantes, com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária. A partir de 18 anos.  

Produção literária: Ao final do curso, o curador selecionará os melhores textos dos 8 módulos para compor a publicação de um livro coletivo. Importante: somente os textos selecionados serão publicados.   

Carga horária: 136h – 48 encontros.  

Formato: presencial.  

Vagas: 30 vagas  

Local: Biblioteca de São Paulo  

Data: Terças e quintas-feiras, de 14 de maio a 31 de outubro  

14h às 17h - Módulos  

14h às 16h - Encontro com o Processo Criativo 

Pré-inscrições: de 26 de abril a de 3 de maio de 2024 pelo link

** após a pré-inscrição, será encaminhado por e-mail o link para envio dos textos para seleção.  

Pré-seleção: As vagas são limitadas. Os interessados devem enviar no link informado por e-mail: dois textos literários de sua autoria, em prosa e/ou verso, para avaliação da curadoria do Ateliê. Cada texto não deverá ter mais do que duas páginas. Serão selecionados 30 participantes.  

Divulgação de selecionados: até 09 de maio de 2024.  

** As pessoas não convocadas permanecerão na lista de espera.  

Certificado: Será enviado por e-mail após a conclusão do curso para os participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência do curso completo.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Conheça nossa política de privacidade

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pela Biblioteca de São Paulo (BSP).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.