Evento Presencial
Ateliê de Criação Literária | Módulo 5 - Ficção Futurista
22
agosto
14h
As inscrições são para nossa lista de espera, a cada início de módulo novos alunos serão chamados em caso de desistências.
Após um primeiro ano de sucesso do programa que culminou no lançamento da coletânea “Azeytonas em Brasa: Autores para Degustar {Vivos}” com textos produzidos pelos alunos, o Ateliê retorna para uma segunda edição que contará com novos professores, novos convidados e, claro, novos atelienses, como são chamados afetuosamente seus participantes. O Ateliê segue sendo nessa segunda edição um espaço de iniciação e desenvolvimento de escritores que procuram, por meio de provocações, exercícios e leituras compartilhadas, desenvolver a escrita literária em diferentes formas e gêneros textuais, em prosa e poesia, tudo isso ao lado de grandes nomes da nossa literatura contemporânea.
Seguindo com a curadoria do escritor Olyveira Daemon, a nova edição do Ateliê de Criação Literária mantém as duas atividades paralelas que lhe dão uma cara toda especial: os Módulos de Criação Literária, em que os participantes serão conduzidos em encontros semanais de aprendizagem e prática de escrita literária por diferentes escritores, cada qual com sua proposta formativa; e os Encontros com o Processo Criativo, nos quais os participantes poderão conversar diretamente com escritores convidados que compartilharão uma parte de seus próprios processos de escrita, orientando e tirando dúvidas sobre o mercado editorial e o cenário da literatura contemporânea nacional. Ao final do ateliê, os melhores textos produzidos serão selecionados para compor a publicação de um novo livro coletivo.
13, 15, 20, 22 e 27 de agosto das 14 às 17h , com Carol Chiovatto.
A ficção futurista, também conhecida como ficção científica, é um dos gêneros mais fascinantes da atualidade, não apenas na literatura e nos quadrinhos, mas principalmente no cinema e na tevê. Em diálogo constante não somente com os avanços da ciência e da tecnologia, mas também com as mudanças na História e nas sociedades, ao imaginar os futuros possíveis e impossíveis a ficção científica trata principalmente do presente, de nossas crenças, medos e desejos mais profundos.
MÓDULO 5 - FICÇÃO FUTURISTA A ficção futurista, também conhecida como ficção científica, é um dos gêneros mais fascinantes da atualidade, não apenas na literatura e nos quadrinhos, mas principalmente no cinema e na tevê. Em diálogo constante não somente com os avanços da ciência e da tecnologia, mas também com as mudanças na História e nas sociedades, ao imaginar os futuros possíveis e impossíveis a ficção científica trata principalmente do presente, de nossas crenças, medos e desejos mais profundos. Nos encontros com Carol Chiovatto, os participantes serão convidados a olhar e imaginar o futuro enquanto tecem as possibilidades das utopias e das distopias.
Período: 13, 15, 20, 22 e 27 de agosto Carol Chiovatto é escritora, tradutora e doutora em Letras, em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP/FAPESP). Seu romance de estreia, a fantasia urbana “Porém bruxa” (AVEC, 2019) recebeu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020 na categoria História Longa de Fantasia, e sua novela de ficção científica “Senciente nível 5” (AVEC, 2020) foi finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance de Entretenimento.
MÓDULO 6 - LITERATURA-MONTAGEM A literatura não precisa ser apenas palavras, palavras, palavras… Na busca por uma expressão também visual, a literatura pode fazer uso de materiais diversos: fotografias, desenhos, anúncios de jornal e revista, rótulos, trechos de partituras, selos, figurinhas, adesivos etc. Um conto ou um poema também podem oferecer variações tipográficas e fragmentos de textos (incluindo bilhetes, cartas, documentos, horóscopos, matérias de jornal e revista etc.). A proposta desse módulo ministrado por Gustavo Piqueira é expandir os limites da literatura, desfazendo momentaneamente as fronteiras que a separam das outras linguagens.
Período: 03, 05, 10, 12 e 17 de setembro.
Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de quarenta livros publicados, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não-ficção, design, História e tudo mais que encontrar pelo caminho. À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de quinhentos prêmios recebidos. Também já recebeu prêmios como escritor e como ilustrador.
MÓDULO 7 – ROMANCE Gênero de maior prestígio entre as muitas formas narrativas, o romance domina o cenário literário mundial há quase dois séculos. Neste módulo, Paulo Scott convidará os participantes a conhecer os bastidores da multiforme arte romanesca, compreendendo como funcionam suas principais categorias – linguagem, narrador, personagens, enredo, tempo e espaço –, ao entrarem em contato com os movimentos discretos de sua maquinaria.
Período: 24, 26 de setembro, 01, 03 e 08 de outubro.
Paulo Scott é autor, dentre outros, do livro de contos "Ainda orangotangos", dos romances “Marrom e Amarelo” e “Habitante irreal” e da graphic novel "Meu mundo versus Marta". Seus textos estão publicados em Portugal, França, Inglaterra, Croácia, Alemanha, Rússia, Argentina, México, Estados Unidos, China e em países árabes.
MÓDULO 8 - FICÇÃO SOBRENATURAL A ficção sobrenatural, povoada de monstros e feiticeiros, maldições e assombrações, faz muito sucesso entre os leitores do mundo inteiro. Também nos quadrinhos, no cinema e na tevê, as histórias macabras raramente decepcionam. Neste módulo orientado por Cristhiano Aguiar, os participantes conhecerão e exercitarão as características de uma ficção sobrenatural tipicamente brasileira, ancorada em nosso folclore e em outras particularidades socioculturais. Período: 15, 17, 22, 24 e 29 de outubro. Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor universitário. Participou, em 2012, da antologia “Granta: Os melhores jovens escritores brasileiros”. Seus textos foram publicados nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Equador. Seus ensaios e resenhas foram publicados no Suplemento Literário Pernambuco, na revista Quatro Cinco Um, na revista Continente e no caderno Aliás, do Estado de São Paulo . Publicou o livro de contos “Gótico Nordestino” (Alfaguara), vencedor do Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional. Em 2022, foi um dos convidados da programação principal da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Encontro com o processo criativo (encontros independentes e sem necessidade de inscrição)*
Morgana Kretzmann - 18 de julho
Mel Duarte - 08 de agosto
Ademir Assunção - 29 de agosto
Índigo Ayer - 19 de setembro
Paula Fábrio - 10 de outubro
Marcelino Freire - 31 de outubro
*Em casos excepcionais, poderá haver mudança de ministrantes e/ou convidados. Curadoria: Olyveira Daemon. Olyveira Daemon é escritor, ensaísta, antologista e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou os romances “Gigante pela própria natureza” e “Bamboleio que faz gingar” e as coletâneas de contos “Vinte & um” e “Às moscas armas!”. Das antologias que organizou destacam-se “Fractais tropicais”, de ficção científica brasileira, “Mundo-vertigem”, de ficção fantástica brasileira, e as antologias da geração 90 e da geração zero zero. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, intitulada Simetrias Dissonantes. Venceu duas vezes o Prêmio Casa de las Américas, em 1995 e 2011.
Público-alvo: Escritores iniciantes, com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária.
A partir de 18 anos.
Produção literária: Ao final do curso, o curador selecionará os melhores textos dos 8 módulos para compor a publicação de um livro coletivo. Importante: somente os textos selecionados serão publicados. Carga horária: 136h – 48 encontros. Formato: presencial.
Local: Biblioteca de São Paulo
Data: Terças e quintas-feiras, de 14 de maio a 31 de outubro 14h às 17h - Módulos 14h às 16h - Encontro com o Processo Criativo
Certificado: Será enviado por e-mail após a conclusão do curso para os participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência do curso completo.