Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Evento Presencial

Ateliê de Criação Literária

30

maio

14h

O Ateliê de Criação Literária é um espaço pleno de liberdade criativa. Os participantes, também chamados afetuosamente de atelienses, encontrarão aqui o incentivo para o aprimoramento da atividade literária, por meio de duas vertentes: a produção de textos breves, em prosa ou verso, a partir de exercícios dados em sala, e a análise do trabalho dos participantes, à luz do que de melhor se produziu na literatura mundial.  

Com curadoria do escritor Olyveira Daemon, o ateliê compreenderá duas atividades entrelaçadas: oito módulos de criação literária, em que os participantes exercitarão vários aspectos da escrita, e oito Encontros com o Processo Criativo de consagrados autores da literatura brasileira, em que serão discutidas as estratégias criativas e a técnica autoral de cada convidado, a partir da análise presencial de trechos de sua obra. Ao final do ateliê, os melhores texto produzidos serão selecionados para compor a publicação de um livro coletivo.  

Informações gerais

Curadoria: Olyveira Daemon. 

Olyveira Daemon é escritor, ensaísta, antologista e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou os romances “Gigante pela própria natureza” e “Bamboleio que faz gingar” e as coletâneas de contos “Vinte & um” e “Às moscas armas!”. Das antologias que organizou destacam-se “Fractais tropicais”, de ficção científica brasileira, “Mundo-vertigem”, de ficção fantástica brasileira, e as antologias da geração 90 e da geração zero zero. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, intitulada Simetrias Dissonantes. Venceu duas vezes o Prêmio Casa de las Américas, em 1995 e 2011. 

Público-alvo: Escritores iniciantes, com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária. A partir de 18 anos. 

Produção literária: Ao final do curso, o curador selecionará os melhores textos dos 8 módulos para compor a publicação de um livro coletivo. Importante: somente os textos selecionados serão publicados. 

Carga horária: 136h – 48 encontros. 

Formato: presencial. 

Vagas: 30 vagas 

Local: Biblioteca de São Paulo 

Data: Terças e quintas-feiras, de 25 abril à 17 de outubro 

14h às 17h - Módulos 

14h às 16h – Encontro com o Processo Criativo 

** após a pré-inscrição, será encaminhado por e-mail o link para envio dos textos para seleção. 

Pré-seleção: As vagas são limitadas. Os interessados devem enviar no link informado por e-mail: dois textos literários de sua autoria, em prosa e/ou verso, para avaliação da curadoria do Ateliê. Cada texto não deverá ter mais do que duas páginas. Serão selecionados 30 participantes. 

** As pessoas não convocadas permanecerão na lista de espera. 

Certificado: Será enviado por e-mail após a conclusão do curso para os participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência do curso completo. 

Cronograma detalhado

MÓDULO 1 – MINICONTO 

Escrever bons minicontos não é um desafio pequeno. Muito pelo contrário. Requer persistência e sensibilidade. Neste módulo vamos exercitar a escrita concisa, mínima, potente feito uma granada, com um dos melhores minicontistas de nossa literatura – Marcelino Freire. 

Período: 25 e 27 de abril, 02, 09, e 11 de maio. 

Marcelino Freire é conhecido por suas obras, constantemente adaptadas para o teatro, e por sua atuação como professor de oficinas de criação literária, além de produtor cultural. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina e no México. Em 2013 lançou o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis), também publicado em Portugal, na Argentina e na França. É o criador e curador da Balada Literária, evento que reúne escritores nacionais e internacionais em São Paulo. 

MÓDULO 2 - CRÔNICA 

Neste módulo, sob a orientação de Cidinha da Silva, os participantes exercitarão as sutilezas do texto breve, despretensioso, narrado em primeira pessoa, talvez lírico e subjetivo, talvez irreverente e até escrachado, mas sempre intenso e afetivo. 

Período: 16, 18, 23, 25, 30 de maio. 

Cidinha da Silva é escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Publicou vinte livros, contando com mais de trezentos mil exemplares em circulação, dentre eles, os premiados “Um Exu em Nova York” e “O mar de Manu”. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo o PNLD Literário (FNDE). 

MÓDULO 3 - HUMOR 

As várias modalidades de humor (ironia, sarcasmo, paródia, sátira, humor grotesco etc.) são uma estratégia poderosa de resistência contra as forças opressivas da sociedade. Por meio do humor, artistas e escritores denunciam e ridicularizam preconceitos e dogmas, comprovando que o sorriso e o riso, quando usados com habilidade, são as armas mais eficazes contra todos os tipos de injustiça. O módulo objetiva exercitar as várias modalidades de humor na literatura, sob a orientação de Marcelo Maluf. 

Período: 06, 13, 15, 20, 22 de junho.  

Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. Autor do romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório, 2015), finalista do prêmio APCA (2015), do Prêmio Jabuti (2016) e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016); do livro de contos “Esquece tudo agora” (terracota, 2012), e dos infantis “O mistério de todas as coisas” (Abacatte Ed. 2022), “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013) e “Meu pai sabe voar” (FTD, 2009), este em parceria com Daniela Pinotti. 

MÓDULO 4 - ROMANCE 

Morgana Kretzmann conduz este módulo, durante o qual os participantes serão convidados a conhecer os bastidores da multiforme arte romanesca. E compreenderão como funcionam as principais categorias das narrativas longas – linguagem, narrador, personagens, enredo, tempo e espaço –, ao entrarem em contato com os movimentos discretos de sua maquinaria, por meio de exercícios e questionamentos. 

Período: 29 de junho, 04, 06, 11, 13 de julho. 

Morgana Kretzmann é escritora, roteirista e diretora de teatro. Autora do romance “Ao pó” (Patuá, 2020), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura como romance de estreia. Seus próximos dois livros, “Água Turvo” (2023) e “Safra de sangue” (2024), serão lançados pela Companhia das Letras. Como roteirista trabalhou na série “Tarã” (setembro de 2023), para o canal de streaming da Disney+. Dirigiu e roteirizou o projeto “Autoras em cena”, do Itaú Cultural, no formato audiovisual. O lançamento dos episódios acontecerá no decorrer deste ano. Nasceu na fronteira da Argentina, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Vive na cidade de São Paulo. 

MÓDULO 5 - POESIA 

Neste módulo, os participantes exercitarão as principais técnicas de versificação. Para tanto, se familiarizarão com as estratégias criativas da poesia contemporânea, com ênfase na linhagem coloquial e irreverente. A presença ou a ausência de metrificação e rima, escolha problematizada a partir do Modernismo de 22, também será teorizada pela ministrante, Bruna Beber.   

Período: 20, 25, 27 de julho, 01, 03 de agosto. 

Bruna Beber é poeta, tradutora e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Estreou na poesia com “a fila sem fim dos demônios descontentes” (2006), e publicou também “balés” (2009), “rapapés & apupos” (2012), “Rua da Padaria” (2013) e “Ladainha” (2017). Participou como autora convidada de diversos eventos literários no Brasil e no exterior, tais como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2013, e a Göteborg Book Fair 2014, na Suécia.  

MÓDULO 6 - FICÇÃO FUTURISTA 

A ficção futurista, também conhecida como ficção científica, é um dos gêneros mais fascinantes da atualidade, não apenas na literatura e nos quadrinhos, mas principalmente no cinema e na tevê. Em diálogo constante não somente com os avanços da ciência e da tecnologia, mas também com as mudanças na História e nas sociedades, ao imaginar os futuros possíveis e impossíveis a ficção científica trata principalmente do presente, de nossas crenças, medos e desejos mais profundos. 

Período: 10, 15, 17, 22, 24 de agosto. 

Carol Chiovatto é escritora, tradutora e doutora em Letras, em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP/FAPESP). Seu romance de estreia, a fantasia urbana “Porém bruxa” (AVEC, 2019) recebeu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020 na categoria História Longa de Fantasia, e sua novela de ficção científica “Senciente nível 5” (AVEC, 2020) foi finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance de Entretenimento. 

MÓDULO 7 – LITERATURA-MONTAGEM 

A literatura não precisa ser apenas palavras, palavras, palavras… Na busca por uma expressão também visual, a literatura pode fazer uso de materiais diversos: fotografias, desenhos, anúncios de jornal e revista, rótulos, trechos de partituras, selos, figurinhas, adesivos etc. Um conto ou um poema também podem oferecer variações tipográficas e fragmentos de textos (incluindo bilhetes, cartas, documentos, horóscopos, matérias de jornal e revista etc.). A proposta desse módulo é expandir os limites da literatura, desfazendo momentaneamente as fronteiras que a separam das outras linguagens. 

Período: 31 de agosto, 05, 12, 14, 19 de setembro. 

Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de quarenta livros publicados, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não-ficção, design, História e tudo mais que encontrar pelo caminho. À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de quinhentos prêmios recebidos. Também já recebeu prêmios como escritor e como ilustrador. 

MÓDULO 8 - FICÇÃO SOBRENATURAL 

A ficção sobrenatural, povoada de monstros e feiticeiros, maldições e assombrações, faz muito sucesso entre os leitores do mundo inteiro. Também nos quadrinhos, no cinema e na tevê, a histórias macabras raramente decepcionam. Neste módulo, os participantes conhecerão e exercitarão as características de uma ficção sobrenatural tipicamente brasileira, ancorada em nosso folclore e em outras particularidades socioculturais. 

Período: 26, 28 de setembro, 03, 05, 10 de outubro. 

Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor universitário. Participou, em 2012, da antologia “Granta: Os melhores jovens escritores brasileiros”. Seus textos foram publicados nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Equador. Seus ensaios e resenhas foram publicados no Suplemento Literário Pernambuco, na revista Quatro Cinco Um, na revista Continente e no caderno Aliás, do Estado de São Paulo. Publicou o livro de contos “Gótico Nordestino” (Alfaguara), vencedor do Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional. Ano passado, foi um dos convidados da programação principal da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. 

ENCONTRO COM O PROCESSO CRIATIVO  

Luci Collin - 04/05/2023  

Aline Bei - 01/06/2023 

Rafael Sperling - 27/06/2023 

Ferréz - 18/07/2023 

Micheliny Verunschk - 08/08/2023 

Amara Moira - 29/08/2023 

Paulo Scott - 21/09/2023 

Eduardo Lacerda - 17/10/2023 

* Em casos excepcionais, poderá haver mudança de ministrantes e/ou convidados. 

Adicionar ao Google Calendário
Vagas Esgotadas
Compartilhe
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Conheça nossa política de privacidade

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pela Biblioteca de São Paulo (BSP).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.