Evento Presencial
Ateliê de Criação Literária
30
maio
14h
O Ateliê de Criação Literária é um espaço pleno de liberdade criativa. Os participantes, também chamados afetuosamente de atelienses, encontrarão aqui o incentivo para o aprimoramento da atividade literária, por meio de duas vertentes: a produção de textos breves, em prosa ou verso, a partir de exercícios dados em sala, e a análise do trabalho dos participantes, à luz do que de melhor se produziu na literatura mundial.
Com curadoria do escritor Olyveira Daemon, o ateliê compreenderá duas atividades entrelaçadas: oito módulos de criação literária, em que os participantes exercitarão vários aspectos da escrita, e oito Encontros com o Processo Criativo de consagrados autores da literatura brasileira, em que serão discutidas as estratégias criativas e a técnica autoral de cada convidado, a partir da análise presencial de trechos de sua obra. Ao final do ateliê, os melhores texto produzidos serão selecionados para compor a publicação de um livro coletivo.
Informações gerais
Curadoria: Olyveira Daemon.
Olyveira Daemon é escritor, ensaísta, antologista e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou os romances “Gigante pela própria natureza” e “Bamboleio que faz gingar” e as coletâneas de contos “Vinte & um” e “Às moscas armas!”. Das antologias que organizou destacam-se “Fractais tropicais”, de ficção científica brasileira, “Mundo-vertigem”, de ficção fantástica brasileira, e as antologias da geração 90 e da geração zero zero. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, intitulada Simetrias Dissonantes. Venceu duas vezes o Prêmio Casa de las Américas, em 1995 e 2011.
Público-alvo: Escritores iniciantes, com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária. A partir de 18 anos.
Produção literária: Ao final do curso, o curador selecionará os melhores textos dos 8 módulos para compor a publicação de um livro coletivo. Importante: somente os textos selecionados serão publicados.
Carga horária: 136h – 48 encontros.
Formato: presencial.
Vagas: 30 vagas
Local: Biblioteca de São Paulo
Data: Terças e quintas-feiras, de 25 abril à 17 de outubro
14h às 17h - Módulos
14h às 16h – Encontro com o Processo Criativo
** após a pré-inscrição, será encaminhado por e-mail o link para envio dos textos para seleção.
Pré-seleção: As vagas são limitadas. Os interessados devem enviar no link informado por e-mail: dois textos literários de sua autoria, em prosa e/ou verso, para avaliação da curadoria do Ateliê. Cada texto não deverá ter mais do que duas páginas. Serão selecionados 30 participantes.
** As pessoas não convocadas permanecerão na lista de espera.
Certificado: Será enviado por e-mail após a conclusão do curso para os participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência do curso completo.
Cronograma detalhado:
MÓDULO 1 – MINICONTO
Escrever bons minicontos não é um desafio pequeno. Muito pelo contrário. Requer persistência e sensibilidade. Neste módulo vamos exercitar a escrita concisa, mínima, potente feito uma granada, com um dos melhores minicontistas de nossa literatura – Marcelino Freire.
Período: 25 e 27 de abril, 02, 09, e 11 de maio.
Marcelino Freire é conhecido por suas obras, constantemente adaptadas para o teatro, e por sua atuação como professor de oficinas de criação literária, além de produtor cultural. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina e no México. Em 2013 lançou o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis), também publicado em Portugal, na Argentina e na França. É o criador e curador da Balada Literária, evento que reúne escritores nacionais e internacionais em São Paulo.
MÓDULO 2 - CRÔNICA
Neste módulo, sob a orientação de Cidinha da Silva, os participantes exercitarão as sutilezas do texto breve, despretensioso, narrado em primeira pessoa, talvez lírico e subjetivo, talvez irreverente e até escrachado, mas sempre intenso e afetivo.
Período: 16, 18, 23, 25, 30 de maio.
Cidinha da Silva é escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Publicou vinte livros, contando com mais de trezentos mil exemplares em circulação, dentre eles, os premiados “Um Exu em Nova York” e “O mar de Manu”. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo o PNLD Literário (FNDE).
MÓDULO 3 - HUMOR
As várias modalidades de humor (ironia, sarcasmo, paródia, sátira, humor grotesco etc.) são uma estratégia poderosa de resistência contra as forças opressivas da sociedade. Por meio do humor, artistas e escritores denunciam e ridicularizam preconceitos e dogmas, comprovando que o sorriso e o riso, quando usados com habilidade, são as armas mais eficazes contra todos os tipos de injustiça. O módulo objetiva exercitar as várias modalidades de humor na literatura, sob a orientação de Marcelo Maluf.
Período: 06, 13, 15, 20, 22 de junho.
Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. Autor do romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório, 2015), finalista do prêmio APCA (2015), do Prêmio Jabuti (2016) e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016); do livro de contos “Esquece tudo agora” (terracota, 2012), e dos infantis “O mistério de todas as coisas” (Abacatte Ed. 2022), “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013) e “Meu pai sabe voar” (FTD, 2009), este em parceria com Daniela Pinotti.
MÓDULO 4 - ROMANCE
Morgana Kretzmann conduz este módulo, durante o qual os participantes serão convidados a conhecer os bastidores da multiforme arte romanesca. E compreenderão como funcionam as principais categorias das narrativas longas – linguagem, narrador, personagens, enredo, tempo e espaço –, ao entrarem em contato com os movimentos discretos de sua maquinaria, por meio de exercícios e questionamentos.
Período: 29 de junho, 04, 06, 11, 13 de julho.
Morgana Kretzmann é escritora, roteirista e diretora de teatro. Autora do romance “Ao pó” (Patuá, 2020), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura como romance de estreia. Seus próximos dois livros, “Água Turvo” (2023) e “Safra de sangue” (2024), serão lançados pela Companhia das Letras. Como roteirista trabalhou na série “Tarã” (setembro de 2023), para o canal de streaming da Disney+. Dirigiu e roteirizou o projeto “Autoras em cena”, do Itaú Cultural, no formato audiovisual. O lançamento dos episódios acontecerá no decorrer deste ano. Nasceu na fronteira da Argentina, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Vive na cidade de São Paulo.
MÓDULO 5 - POESIA
Neste módulo, os participantes exercitarão as principais técnicas de versificação. Para tanto, se familiarizarão com as estratégias criativas da poesia contemporânea, com ênfase na linhagem coloquial e irreverente. A presença ou a ausência de metrificação e rima, escolha problematizada a partir do Modernismo de 22, também será teorizada pela ministrante, Bruna Beber.
Período: 20, 25, 27 de julho, 01, 03 de agosto.
Bruna Beber é poeta, tradutora e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Estreou na poesia com “a fila sem fim dos demônios descontentes” (2006), e publicou também “balés” (2009), “rapapés & apupos” (2012), “Rua da Padaria” (2013) e “Ladainha” (2017). Participou como autora convidada de diversos eventos literários no Brasil e no exterior, tais como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2013, e a Göteborg Book Fair 2014, na Suécia.
MÓDULO 6 - FICÇÃO FUTURISTA
A ficção futurista, também conhecida como ficção científica, é um dos gêneros mais fascinantes da atualidade, não apenas na literatura e nos quadrinhos, mas principalmente no cinema e na tevê. Em diálogo constante não somente com os avanços da ciência e da tecnologia, mas também com as mudanças na História e nas sociedades, ao imaginar os futuros possíveis e impossíveis a ficção científica trata principalmente do presente, de nossas crenças, medos e desejos mais profundos.
Período: 10, 15, 17, 22, 24 de agosto.
Carol Chiovatto é escritora, tradutora e doutora em Letras, em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP/FAPESP). Seu romance de estreia, a fantasia urbana “Porém bruxa” (AVEC, 2019) recebeu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020 na categoria História Longa de Fantasia, e sua novela de ficção científica “Senciente nível 5” (AVEC, 2020) foi finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance de Entretenimento.
MÓDULO 7 – LITERATURA-MONTAGEM
A literatura não precisa ser apenas palavras, palavras, palavras… Na busca por uma expressão também visual, a literatura pode fazer uso de materiais diversos: fotografias, desenhos, anúncios de jornal e revista, rótulos, trechos de partituras, selos, figurinhas, adesivos etc. Um conto ou um poema também podem oferecer variações tipográficas e fragmentos de textos (incluindo bilhetes, cartas, documentos, horóscopos, matérias de jornal e revista etc.). A proposta desse módulo é expandir os limites da literatura, desfazendo momentaneamente as fronteiras que a separam das outras linguagens.
Período: 31 de agosto, 05, 12, 14, 19 de setembro.
Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de quarenta livros publicados, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não-ficção, design, História e tudo mais que encontrar pelo caminho. À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de quinhentos prêmios recebidos. Também já recebeu prêmios como escritor e como ilustrador.
MÓDULO 8 - FICÇÃO SOBRENATURAL
A ficção sobrenatural, povoada de monstros e feiticeiros, maldições e assombrações, faz muito sucesso entre os leitores do mundo inteiro. Também nos quadrinhos, no cinema e na tevê, a histórias macabras raramente decepcionam. Neste módulo, os participantes conhecerão e exercitarão as características de uma ficção sobrenatural tipicamente brasileira, ancorada em nosso folclore e em outras particularidades socioculturais.
Período: 26, 28 de setembro, 03, 05, 10 de outubro.
Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor universitário. Participou, em 2012, da antologia “Granta: Os melhores jovens escritores brasileiros”. Seus textos foram publicados nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Equador. Seus ensaios e resenhas foram publicados no Suplemento Literário Pernambuco, na revista Quatro Cinco Um, na revista Continente e no caderno Aliás, do Estado de São Paulo. Publicou o livro de contos “Gótico Nordestino” (Alfaguara), vencedor do Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional. Ano passado, foi um dos convidados da programação principal da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.
ENCONTRO COM O PROCESSO CRIATIVO
Luci Collin - 04/05/2023
Aline Bei - 01/06/2023
Rafael Sperling - 27/06/2023
Ferréz - 18/07/2023
Micheliny Verunschk - 08/08/2023
Amara Moira - 29/08/2023
Paulo Scott - 21/09/2023
Eduardo Lacerda - 17/10/2023
* Em casos excepcionais, poderá haver mudança de ministrantes e/ou convidados.