Evento Presencial
Encontro com o Processo Criativo | Eda Nagayama e Cris Judar
09
agosto
14h
Após um primeiro ano de sucesso do programa que culminou no lançamento da coletânea “Azeytonas em Brasa: Autores para Degustar {Vivos}” com textos produzidos pelos alunos, o Ateliê retorna para uma segunda edição que contará com novos professores, novos convidados e, claro, novos atelienses, como são chamados afetuosamente seus participantes. O Ateliê segue sendo nessa segunda edição um espaço de iniciação e desenvolvimento de escritores que procuram, por meio de provocações, exercícios e leituras compartilhadas, desenvolver a escrita literária em diferentes formas e gêneros textuais, em prosa e poesia, tudo isso ao lado de grandes nomes da nossa literatura contemporânea. Seguindo com a curadoria do escritor Olyveira Daemon, a nova edição do Ateliê de Criação Literária mantém as duas atividades paralelas que lhe dão uma cara toda especial: os Módulos de Criação Literária, em que os participantes serão conduzidos em encontros semanais de aprendizagem e prática de escrita literária por diferentes escritores, cada qual com sua proposta formativa; e os Encontros com o Processo Criativo, nos quais os participantes poderão conversar diretamente com escritores convidados que compartilharão uma parte de seus próprios processos de escrita, orientando e tirando dúvidas sobre o mercado editorial e o cenário da literatura contemporânea nacional. Ao final do ateliê, os melhores textos produzidos serão selecionados para compor a publicação de um novo livro coletivo.
9 de agosto, das 14h às 16h, bate-papo com Eda Nagayama e Cris Judar
Mediação de Reni Adriano
Cris Judar
Cris Judar escreveu as HQs Lina e Vermelho, Vivo e o livro de contos Roteiros para uma Vida Curta (Menção Honrosa - Prêmio SESC de Literatura 2014). Seu romance Oito do Sete foi finalista do Prêmio Jabuti e ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura 2018. Seu segundo romance, Elas marchavam sob o sol, teve os direitos vendidos para editoras de Moçambique, Egito, Itália e EUA. Cris é bolsista CAPES, faz mestrado em Literatura e Estudos de Gênero na USP e há oito anos leciona no Curso Livre de Preparação do Escritor.
Eda Nagayama
Atriz e escritora brasileira de origem japonesa, doutora e pós-doutoranda em Letras (FFLCH/USP) com pesquisa sobre pós-memória, trauma cultural e narrativas de deslocados forçados. É autora de Desgarrados (Cosac Naify, 2015; Sesi, 2018) finalista do Prêmio São Paulo de Literatura (2016) e Yaser (Ateliê Editorial, 2018), uma edição em português e inglês que narra a realidade da ocupação israelense na Cisjordânia sob a perspectiva de um camponês palestino.
Reni Adriano
Graduado em Filosofia pela PUC/SP, é mestrando em Artes da Cena e Mediação Cultural. Autor das peças De volta a Reims (2019) e A Idade da Peste (2022). Pelo romance Lugar, recebeu os Prêmios Governo de MG de Literatura 2009 e o Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2010, sendo ainda finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2011. Autor do livro Confiar no texto, habitar os livros: boas práticas de leitura em bibliotecas comunitárias (Instituto Ecofuturo, 2014), atua na formação de mediadores de leitura e implementação de projetos e salas de leitura, junto a instituições públicas e privadas.
Encontro com o processo criativo (próximas edições)*
Ademir Assunção - 29 de agosto
Índigo Ayer - 19 de setembro
Paula Fábrio - 10 de outubro
Marcelino Freire - 31 de outubro
* Em casos excepcionais, poderá haver mudança de ministrantes e/ou convidados.
Curadoria: Olyveira Daemon. Olyveira Daemon é escritor, ensaísta, antologista e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou os romances “Gigante pela própria natureza” e “Bamboleio que faz gingar” e as coletâneas de contos “Vinte & um” e “Às moscas armas!”. Das antologias que organizou destacam-se “Fractais tropicais”, de ficção científica brasileira, “Mundo-vertigem”, de ficção fantástica brasileira, e as antologias da geração 90 e da geração zero zero. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, intitulada Simetrias Dissonantes. Venceu duas vezes o Prêmio Casa de las Américas, em 1995 e 2011.
Público-alvo: Escritores iniciantes, com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária. A partir de 18 anos.