Evento Presencial
Encontro com o Processo Criativo | Índigo Ayer
19
setembro
14h
Após um primeiro ano de sucesso do programa que culminou no lançamento da coletânea “Azeytonas em Brasa: Autores para Degustar {Vivos}” com textos produzidos pelos alunos, o Ateliê retorna para uma segunda edição que contará com novos professores, novos convidados e, claro, novos atelienses, como são chamados afetuosamente seus participantes.
O Ateliê segue sendo nessa segunda edição um espaço de iniciação e desenvolvimento de escritores que procuram, por meio de provocações, exercícios e leituras compartilhadas, desenvolver a escrita literária em diferentes formas e gêneros textuais, em prosa e poesia, tudo isso ao lado de grandes nomes da nossa literatura contemporânea. Seguindo com a curadoria do escritor Olyveira Daemon, a nova edição do Ateliê de Criação Literária mantém as duas atividades paralelas que lhe dão uma cara toda especial: os Módulos de Criação Literária, em que os participantes serão conduzidos em encontros semanais de aprendizagem e prática de escrita literária por diferentes escritores, cada qual com sua proposta formativa; e os Encontros com o Processo Criativo, nos quais os participantes poderão conversar diretamente com escritores convidados que compartilharão uma parte de seus próprios processos de escrita, orientando e tirando dúvidas sobre o mercado editorial e o cenário da literatura contemporânea nacional. Ao final do ateliê, os melhores textos produzidos serão selecionados para compor a publicação de um novo livro coletivo.
19 de setembro, das 14h às 16h, com Índigo Ayer.
Encontro com o processo criativo (próximas edições)*
Paula Fábrio - 17 de outubro
Marcelino Freire - 31 de outubro
* Em casos excepcionais, poderá haver mudança de ministrantes e/ou convidados.
Curadoria: Olyveira Daemon.
Olyveira Daemon é escritor, ensaísta, antologista e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou os romances “Gigante pela própria natureza” e “Bamboleio que faz gingar” e as coletâneas de contos “Vinte & um” e “Às moscas armas!”. Das antologias que organizou destacam-se “Fractais tropicais”, de ficção científica brasileira, “Mundo-vertigem”, de ficção fantástica brasileira, e as antologias da geração 90 e da geração zero zero. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, intitulada Simetrias Dissonantes. Venceu duas vezes o Prêmio Casa de las Américas, em 1995 e 2011.
Público-alvo: escritores iniciantes, com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária.
A partir de 18 anos.
Produção literária: no fim do curso, o curador selecionará os melhores textos dos 8 módulos para compor a publicação de um livro coletivo.
Importante: somente os textos selecionados serão publicados.
Carga horária: 136h – 48 encontros.
Formato: presencial.
Vagas: 30 vagas
Certificado: será enviado por e-mail após a conclusão do curso para os participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência do curso completo.