Evento Presencial
[Híbrido] Curso BSP de Literatura: da escrita ao mercado
23
agosto
10h

Com Cecília Arbolave. Curadoria de Ana Elisa Ribeiro.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
O interesse por escrever obras literárias e publicá-las é muito amplo, nos dias de hoje, e as formas de concretização dos livros são diversas. O desejo de se tornar escritor ou escritora não dispensa um conhecimento consistente sobre o texto literário, é claro, e menos ainda sobre o mercado editorial e os processos que tornam um original em livro, impresso ou digital. O Curso BSP de Literatura pretende ajudar todas as pessoas que desejam escrever e publicar literatura a entenderem melhor as dinâmicas do processo criativo e da produção dos livros, o que significa passar por etapas como a revisão do material, a leitura crítica e o projeto gráfico, além da difusão e da chegada às mãos do leitor e da leitora. Em três módulos ao longo de quatro meses, faremos um passeio pela escrita e pela edição que ajudará na compreensão e na atividade prática em relação aos livros que ainda gostaríamos de publicar e de ler.
- Módulo 2 - Projetar: Os livros só se tornam livros depois de tratados e projetados graficamente, seja para uma distribuição física ou digital. Neste módulo, profissionais experientes abordarão os projetos gráficos, produção de capas e para textos, além da produção gráfica.
Neste encontro, a ministrante Cecília Arbolave trabalhará com a turma o tema "Projeto e produção gráfica".
Cecília Arbolave é jornalista, editora, livreira e produtora gráfica argentina. Mora em São Paulo desde 2008, onde coordena a Lote 42, Banca Tatuí, Sala Tatuí, Livraria Gráfica, Feira Miolo(s), entre outras iniciativas. Publicou “O livro de fazer livros” (Lote 42) e “Sapos e Sonhos” (Livraria Gráfica), ambos em 2024. Em 2025, sua editora, a Lote 42, recebeu o Prêmio V.O. Stomps, concedido pelo Museu Gutenberg, na Alemanha, a propostas editoriais ousadas e de qualidade.
Ana Elisa Ribeiro é professora titular do departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua no programa de pós-graduação em Estudos de Linguagens, no bacharelado em Letras e no ensino médio integrado. Doutora em Linguística Aplicada e mestre em Estudos Linguísticos, também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. Seus livros mais recentes são Como nasce uma editora, Linguística aplicada - ensino de português e Em busca do texto perfeito. Autora de obras literárias para diversos públicos. Coordena coleções em editoras brasileiras. Bolsista de produtividade do CNPq e pesquisadora da Fapemig, investigando o livro, a edição, as tecnologias. Atualmente, é uma das coordenadoras da Led, editora-laboratório do bacharelado em Letras.
Público: A partir de 18 anos - Escritores iniciantes, com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária.
Acessibilidade: Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas por e-mail, com até sete dias de antecedência do início da atividade
Formato: Híbrido (presencial e virtual)
Carga horária: 117h
Local: Biblioteca de São Paulo [Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP] e plataforma Zoom
Quantidade de vagas: 50
Certificado: Será enviado por e-mail após a conclusão do curso para os participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência do curso completo.
Mais informações: agenda@bsp.org.br • https://bsp.org.br/
*único encontro que será na terça-feira devido ao feriado estadual de 9 de julho