Evento Online
O Povo Brasileiro no Brasil Criolo
28
setembro
09h30
A oficina tem por objetivo a elaboração de textos críticos e criativos a partir da análise de textos históricos e literários sobre o período do Brasil Crioulo à contemporaneidade, tendo como ponto de partida a discussão do livro "Povo Brasileiro", de Darcy Ribeiro (1995). A partir dele vamos refletir como as questões voltadas para o feminino e o masculino são tensionadas na literatura produzida por autores negros.
Partiremos do conceito de interseccionalidade para compreender como os marcadores de raça, gênero, classe e sexualidade atuam na vida de sujeitos que possuem esses recortes, além de analisar como a literatura apresenta outras possibilidades de existir. Os encontros terão como dinâmica principal a leitura de textos teóricos selecionados em diálogo com obras visuais e, posteriormente, a leitura de textos literários que abarquem de maneira ficcional o conteúdo desenvolvido em aula.
Sábados, 14, 21, 28 de setembro e 5 de outubro, das 9h30 às 12h30. Com Nelson Flávio Moraes e Patricia Anunciada.
Atividade online, ao vivo.
Para pessoas a partir de 16 anos.
Esta atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp.
Conheça os ministrantes:
Nelson Flávio Moraes é formado em Letras e mestre em Estudos Literários pela UNIFESP. Sua dissertação teve como tema: "A construção da masculinidade e do afeto do homem negro na literatura negro-brasileira: um olhar sobre os Cadernos Negros nº 40”. Atua também como formador de professores, leciona no município de São Paulo e colabora desde 2018 no LAPES (Laboratório de Práticas de Escrita Criativa da UNIFESP).
Patricia Anunciada é formada em Letras pela PUC-SP, mestre em Literatura pela Unifesp e doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP. Tem um canal no YouTube chamado Letras Pretas no qual divulga obras que se adequem à lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Já publicou poemas nas antologias "Escrituras negras - a mulher que reluz em mim" e "Vozes da Periferia".