Evento Presencial
Oficina de Leitura Guimarães Rosa
15
outubro
10h
Em referência ao Dia Nacional da Leitura, a BSP promove uma experiência interativa com a obra de Guimarães Rosa. O público será convidado para a leitura em voz alta em grupo, para sentir a sonoridade, a entonação e a oralidade dos textos do escritor; e facilitar o acesso às obras. A oficina também contempla exercício de escrita e a confecção de rosas de crepom, marca registrada desta atividade que circula a quase 20 anos. Indicado para pessoas a partir de 10 anos.
Com Regina Pereira, Rosa Haruco, Cecilia Marks, Linda Yazbek.
Sábado, 15 de outubro, das 10h às 13h.
Carga horária: 2h – 1 encontro.
Atividade presencial.
Não é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Sobre as ministrantes:
Regina Pereira é jornalista e uma das coordenadoras da Oficina de Leitura Guimarães Rosa/IEB-USP. Envolvida com a divulgação e a mediação da obra de Guimarães Rosa desde 2006, participa de saraus, lives, mesas-redondas. Rosear é um dos verbos que mais ama conjugar.
Linda Yazbek , uma das coordenadoras da Oficina de Leitura Guimarães Rosa – IEB/USP, leitora e apaixonada pela obra do autor. Fez parte da organização de vários eventos roseanos como: Janelas Rosenas, Grande Sertão: Virada (Unibes Cultural), Seminário Canto, encanto e leveza; Oficina de Leitura durante Semana Roseana (Cordisburgo), Oficina de Leitura Corpo de Baile (Bilblioteca Parque Vila Lobos),
Semana Roseana Corpo de Baile IEB/USP, entre outros.
Cecilia Marks é mestre e doutora em Letras pela USP. Criou e coordena a Roda Rosa Mediação de Leitura, atividade dedicada à difusão e ao estudo da obra de Guimarães Rosa. Participa da Oficina de Leitura Guimarães Rosa e já ministrou palestras em universidades e instituições culturais. É coorganizadora do livro Romance de Formação – Caminhos e Descaminhos do Herói (Ateliê Editorial), finalista do Prêmio Biblioteca Nacional em 2021.
Rosa Haruco, uma das coordenadoras da Oficina de Leitura Guimarães Rosa no IEB/USP. Coordenou e fez parte da organização de vários eventos roseanos com instituições públicas e particulares, Bibliotecas, Centros Culturais, Universidades e Escolas em geral de São Paulo e Minas Gerais, como seminários, congressos, palestras, cursos, oficinas de leituras.