Vale a pena ler de novo!
05 DE fevereiro DE 2025Neste mês, a equipe de acervo preparou uma lista de livros que ficaram na memória e merecem ser revisitados. Confira as opções impressas, e-books, audiolivros e boa leitura!
Impressos
Os miseráveis, de Victor Hugo (Tradução de José Angeli)
Jean Valjean é condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão. Ao deixar o cárcere, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário. Perseguido pelo obsessivo inspetor Javert, é obrigado a revelar seu nome verdadeiro e é preso novamente. Jean Valjean conseguirá escapar desta vez? Os miseráveis faz um retrato da pobreza e dos maus-tratos infantis na conturbada França do século XIX e mostra a luta de um povo contra a tirania de um regime político opressor (fonte: livraria Cultura)
Viagem ao centro da Terra, de Jules Verne (Tradução de Juliana Ramos Gonçalves)
O professor Lidenbrock consegue decifrar um enigma do pergaminho de um cientista do século XII e se junta ao seu sobrinho, o jovem Áxel, para checar a possibilidade de chegar ao centro da Terra seguindo o relato decifrado (fonte: Amazon)
Dom Casmurro, de Machado de Assis
Dom Casmurro, publicado em 1899, é o 21º livro e o sétimo romance de Machado de Assis. O título refere-se a Bento Santiago, um homem de seus sessenta anos, autor ficcional, narrador e protagonista da história, que procura, com a escrita, reviver o vivido. Em torno da família Santiago gravitam as demais personagens. Os conflitos têm início e se desenvolvem a partir do envolvimento de Bentinho e Capitu, que vai do namoro ao matrimônio, passando pelo nascimento do filho, até a separação. Dom Casmurro tornou-se um dos livros mais discutidos e polêmicos de toda a literatura brasileira. A tal ponto que hoje é difícil, se não impossível, separar seu enredo das leituras que ele provocou (fonte: contracapa)
1984, de George Orwell (Tradução de Karla Lima)
Publicado em 1949, o texto de Orwell nasceu destinado à polêmica. Traduzido em mais de sessenta países, virou minissérie, filmes, quadrinhos, mangás e até uma ópera. Ganhou holofotes em 1999, quando uma produtora holandesa batizou seu reality show de Big Brother. 1984 foi responsável pela popularização de muitos termos e conceitos, como Grande Irmão, duplopensar, novidioma, buraco da memória e 2 2 5. O trabalho de Winston, o herói de 1984, é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do Partido. Grande parte do Ministério também destrói os documentos que não foram revisados, dessa forma não há como provar que o governo esteja mentindo. Winston é um trabalhador diligente e habilidoso, mas odeia secretamente o Partido e sonha com a rebelião contra o Grande Irmão (fonte: Amazon)
BibliOn
Moby-Dick, de Herman Melville.
Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne
Dom Quixote, de Miguel de Cervantes
TocaLivros
O Cortiço, de Aluísio Azevedo
Romeu e Julieta, de William Shakespeare
Madame Bovary, de Gustave Flaubert
A hora da estrela, de Clarice Lispector e Paulo Gurgel Valente