A Biblioteca
Espaço vivo e de liberdadeInaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Calcada no conceito de biblioteca viva, a BSP tem foco na valorização das pessoas, nos seus saberes e na troca de experiências.
Foto: Equipe SP Leituras
Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Sua estrutura foi planejada para oferecer conforto e autonomia aos frequentadores, que são o elemento central da biblioteca.
A BSP atua, entre outras frentes, na oferta de equipamentos e espaços que permitem o acesso da população à produção e à expressão cultural, em âmbito nacional. E, como laboratório de práticas inovadoras focadas na experiência dos usuários, sedia permanentemente cursos e eventos organizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), voltados para a capacitação das equipes das bibliotecas públicas municipais, integrantes do sistema.
Com entrada gratuita e programação diversificada, a BSP oferece também conteúdo em formatos variados, como livros físicos ou em braile, audiolivros, DVDs, CDs, jogos físicos e digitais (games), brinquedos, além de jornais e revistas. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público - crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A biblioteca conta com computadores, rede wireless e terminal de autoatendimento, além de sala de jogos eletrônicos, ludoteca e auditório.
Foto: Equipe SP Leituras
Finalista na categoria Biblioteca do Ano, do International Excellence Awards 2018, entregue durante a Feira do Livro de Londres, uma das mais prestigiadas do setor, a BSP já recebeu o Prêmio IPL (2016) na categoria Melhor Biblioteca do Ano e o Prêmio Ações Inclusivas (2013), da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A Biblioteca de São Paulo (BSP) é um equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras (eleita como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo).
Antes, um local de aprisionamento. Hoje, um lugar de liberdade. De conhecimento, de ideias, de acolhimento. Esta é a Biblioteca de São Paulo.
A biblioteca é sua!
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a história da BSP.