A Biblioteca
Espaço vivo e de liberdadeInaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Calcada no conceito de biblioteca viva, a BSP tem foco na valorização das pessoas, nos seus saberes e na troca de experiências.
Foto: Equipe SP Leituras
Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3,7 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Sua estrutura foi planejada para oferecer conforto e autonomia aos frequentadores, que são o elemento central da biblioteca.
A BSP atua, entre outras frentes, na oferta de equipamentos e espaços que permitem o acesso da população à produção e à expressão cultural, em âmbito nacional. E, como laboratório de práticas inovadoras focadas na experiência dos usuários, sedia permanentemente cursos e eventos organizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), voltados para a capacitação das equipes das bibliotecas públicas municipais, integrantes do sistema.
Com entrada gratuita e programação diversificada, a BSP oferece também conteúdo em formatos variados, como livros físicos ou em braile, audiolivros, DVDs, jogos físicos e digitais (games), brinquedos, além de jornais e revistas. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público - crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A biblioteca conta com computadores e rede wireless, além de sala de games, ludoteca e auditório.
Foto: Equipe SP Leituras
Finalista na categoria Biblioteca do Ano, do International Excellence Awards 2018, entregue durante a Feira do Livro de Londres, uma das mais prestigiadas do setor, a BSP já recebeu o Prêmio IPL (2016) na categoria Melhor Biblioteca do Ano e o Prêmio Ações Inclusivas (2013), da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A Biblioteca de São Paulo (BSP) é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.
Antes, um local de aprisionamento. Hoje, um lugar de liberdade. De conhecimento, de ideias, de acolhimento. Esta é a Biblioteca de São Paulo.
A biblioteca é sua!
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a história da BSP.