Afonso Borges comemora 35 anos do Sempre um Papo no Segundas Intenções
30 DE março DE 2021
Afonso Borges. Foto: Daniel Bianchini.[/caption]Em comemoração aos 35 anos do programa Sempre um Papo, o Segundas Intenções de 12 de abril será com o escritor e jornalista Afonso Borges, responsável pela criação e curadoria do projeto, que realiza debates presenciais com autores seguidos de lançamentos de livros. Trata-se de uma das iniciativas mais respeitadas de incentivo ao hábito da leitura no Brasil, que promove a difusão do livro e seu autor.
Borges recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, e o Prêmio Bom Exemplo, da TV Globo, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Fundação Dom Cabral, entre outras homenagens. Escreve em jornais desde os 16 anos e já trabalhou, alternando funções de colaborador, repórter e editor, em diversos veículos de comunicação. Colaborou, como jornalista e pesquisador, nos livros “Chatô – O Rei do Brasil”, de Fernando Morais, e “O Desatino da Rapaziada”, de Humberto Werneck. Soma seis livros publicados: o infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada”, “Retrato de Época”, “Bandeiras no Varal”, “Sinal de Contradição – Conversas com Frei Betto” e “Profecia das Minas”, além de “Olhos de Carvão”. Em 2012, foi curador da Bienal do Livro de Minas Gerais e da primeira edição do FLIBH – Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, em 2015.
Borges tem, há 15 anos, colunas diárias de rádio no programa “Mondolivro”, atualmente na Rádio BandNews BH. É colunista do portal O Globo e curador do Mondolivro (mondolivro.com.br), onde reúne a sua produção intelectual e profissional. Também empreendedor cultural e criador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), ele costuma conduzir as entrevistas do Sempre um Papo e, dessa vez, estará no centro do encontro transmitido ao vivo na página da biblioteca no Facebook (BSPbiblioteca). A mediação será da jornalista Paula Rangel e pelo escritor Eric Nepomuceno.
Saiba mais sobre os mediadores
Paula Rangel é jornalista e produtora cultural. Já atuou na CBN, O Globo, Rede Band, entre outros, e é correspondente da Rede Itatiaia de rádio em São Paulo. Atou em dezenas de eventos do projeto Sempre um Papo como produtora, assessora de imprensa e mediadora. Natural de Belo Horizonte (MG), mora atualmente em São Paulo.
Eric Nepomuceno é escritor, jornalista e tradutor. Entre seus livros constam "A Palavra Nunca", "Coisas do Mundo", "Quarta-feira", "Antologia Pessoal", "O Massacre", "A memória de Todos Nós", entre outros. Tem obras publicadas no México, Espanha e Portugal. Em antologias, seus contos foram traduzidos para o holandês, francês, castelhano, húngaro, búlgaro, inglês e alemão. Traduziu mais de 80 livros de autores como Eduardo Galeano, Juan Rulfo, Julio Cortázar, Juan Carlos Onetti e Gabriel García Márquez. Tem, numa estante de casa, quatro estatuetas do prêmio Jabuti. Nepomuceno é articulista dos jornais “La Jornada”, do México, e “Página 12”, da Argentina. E foi, com Fernando Morais e Frei Betto, dos primeiros participantes do Sempre um Papo, apresentando, em 1986, uma nova edição revisada de seu livro “Cuba: Anotações sobre uma Revolução”.
Confira as redes sociais do Sempre um Papo e fique por dentro das atividades da iniciativa em: Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.
Segundas Intenções Online, com Afonso Borges. Mediação de Paula Rangel e Eric Nepomuceno. Segunda-feira, 12 de abril, das 19h às 20h30. Transmissão ao vivo na página da BSP no Facebook. Não é necessário fazer inscrição.
[gallery size="full" columns="2" ids="64766,64767"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


