Alicce Oliveira interpreta divertidos contos populares
26 DE outubro DE 2021
Crédito: Fred Gustavos Participe do módulo Contação de Histórias do Viagem Literária: dia 29 de outubro, às 10h e às 15h
As roupas coloridas, os objetos sonoros e a música animada são a marca registrada da narradora de histórias Alicce Oliveira, que estará presente na Biblioteca de São Paulo no dia 29 de outubro, em duas apresentações: às 10h e às 15h. Para divertir o público, Alicce selecionou três histórias especiais. A primeira é a “Festança na beira do rio”, extraída do livro Contos de Bicho do Mato, do Ricardo Azevedo. A segunda é “João Jiló” e a terceira “Canta canta meu surrão”, ambas do livro Enquanto o sono não vem, de José Mauro Brant. A atividade faz parte do projeto Viagem Literária, que desde o início de outubro percorre 60 cidades do Estado.
Alicce Oliveira é também pedagoga e atriz e acredita que o grande atrativo das histórias é sua capacidade encantar ao mesmo tempo crianças, jovens, adultos e idosos. “As mensagens de afeto, carinho e união que as histórias trazem atingem todos os públicos e permanecem para sempre na memória.”
O processo de contação de histórias envolve estudos e pesquisas, mas Alicce reforça que qualquer um é capaz de ler e interpretar uma boa fábula. “É uma atividade social inerente do ser humano. Antigamente as pessoas se reuniam na rua para ouvir histórias e essa tradição permanece até hoje, seja dentro de casa, nas escolas, nas bibliotecas e até num bate-papo informal entre amigos.” Inclusive, a atriz aconselha que as histórias sejam contadas até para bebês.
Alicce começou sua carreira de atriz em 1994 e, desde 2005, dedica-se à arte de contar histórias. Realiza oficinas e espetáculos em eventos culturais pelo Brasil e é idealizadora do III Encontro Nacional de Contadores de Histórias/MT. Em 2009, recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, com o projeto Contos do Mato.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


