/ governosp
Biblioteca de São Paulo

Alicce Oliveira interpreta divertidos contos populares

26 DE outubro DE 2021
Crédito: Fred Gustavos

Participe do módulo Contação de Histórias do Viagem Literária: dia 29 de outubro, às 10h e às 15h


As roupas coloridas, os objetos sonoros e a música animada são a marca registrada da narradora de histórias Alicce Oliveira, que estará presente na Biblioteca de São Paulo no dia 29 de outubro, em duas apresentações: às 10h e às 15h. Para divertir o público, Alicce selecionou três histórias especiais. A primeira é a “Festança na beira do rio”, extraída do livro Contos de Bicho do Mato, do Ricardo Azevedo. A segunda é “João Jiló” e a terceira “Canta canta meu surrão”, ambas do livro Enquanto o sono não vem, de José Mauro Brant.  A atividade faz parte do projeto Viagem Literária, que desde o início de outubro percorre 60 cidades do Estado. 


Alicce Oliveira é também pedagoga e atriz e acredita que o grande atrativo das histórias é sua capacidade encantar ao mesmo tempo crianças, jovens, adultos e idosos. “As mensagens de afeto, carinho e união que as histórias trazem atingem todos os públicos e permanecem para sempre na memória.”


O processo de contação de histórias envolve estudos e pesquisas, mas Alicce reforça que qualquer um é capaz de ler e interpretar uma boa fábula. “É uma atividade social inerente do ser humano. Antigamente as pessoas se reuniam na rua para ouvir histórias e essa tradição permanece até hoje, seja dentro de casa, nas escolas, nas bibliotecas e até num bate-papo informal entre amigos.” Inclusive, a atriz aconselha que as histórias sejam contadas até para bebês. 


Alicce começou sua carreira de atriz em 1994 e, desde 2005, dedica-se à arte de contar histórias. Realiza oficinas e espetáculos em eventos culturais pelo Brasil e é idealizadora do III Encontro Nacional de Contadores de Histórias/MT. Em 2009, recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, com o projeto Contos do Mato.


Cadastre-se e receba nossa newsletter