Aniversário de George R. R.
20 DE setembro DE 2013Hoje, 20 de setembro, o autor de Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R., completa 65 anos.
George Raymond Richard Martin nasceu em Nova Jersey, Estados Unidos, em 1948, e começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970. Apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes), ele nunca se desencorajou; anos depois ele venceria os primeiros prêmios, Hugo Award e Nebula Award, por um de seus contos.
Apesar de muito de seu trabalho ser de fantasia ou terror, alguns de seus textos iniciais se encaixavam em ficção científica. Ele também escreveu pelo menos uma obra de cunho político-militar, Night of the Vampyres.
Durante a década de 1980, Martin começou a escrever para a televisão e trabalhar como editor de livros. Em 1991, Martin voltou a escrever livros, começando a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, As Crônicas de Gelo e Fogo (ostensivamente inspirada na Guerra das Rosas e em Ivanhoé), que terá sete volumes. O primeiro volume, A Game of Thrones, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.
Em 2007, a HBO comprou os direitos de uma adaptação para a televisão de toda a série As Crônicas de Gelo e Fogo.
Veja os livros do autor presentes no acervo da Biblioteca de São Paulo:
A morte da luz
O planeta Worlorn já foi palco de um festival interplanetário que, por 10 anos, reuniu 14 mundos. Agora é um planeta morto, cada vez mais distante do conjunto de sóis que lhe deram vida, gelado e prestes a mergulhar em uma noite sem fim, por séculos. Um lugar onde o amanhecer é aterrorizante e os dias sombrios, onde a vida se esvai junto com os últimos resquícios de luz. E os homens fazem seus próprios códigos de honra. É para lá que o aventureiro Dirk t’Larien viaja, após receber uma joia-sussurrante, recordação de uma promessa feita a um amor perdido há sete anos. Mas Worlorn não é o mundo que Dirk esperava encontrar. E Gwen Delvano não é mais a mulher que ele conhecera e um dia amara. Nesse mundo agonizante e sem leis, fica cada vez mais difícil distinguir entre amigos e inimigos. Enquanto os personagens lutam para se manter vivos, uns sonham em fugir, outros querem vingança, e alguns apenas esperam uma morte brutal e inevitável.
O começo de tudo
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, a Terra é salva por pouco de um meteoro alienígena. Porém, o vírus que a bomba espacial carrega cai em Nova York e, gradativamente, espalha-se pelo mundo, contaminando parte da população e dotando parte dos sobreviventes com poderes especiais. Alguns foram chamados de ases, pois receberam habilidades mentais e físicas, alguns foram amaldiçoados com alguma deficiência bizarra e, por isso, batizados de coringas. Parte desses seres, agora especiais, usava seus poderes a serviço da humanidade, enquanto outros despertaram o pior que havia dentro de si. Série criada pelo genial George R. R. Martin a partir do jogo de RPG GURPS Supers, que desenvolveu para se distrair com seus amigos. O primeiro volume conta a história dos principais personagens que povoarão as páginas desta série de 22 títulos (editada e também escrita pelo autor de As crônicas de Gelo e Fogo).
Série Crônicas de gelo