Aniversário de Gustave Flaubert
12 DE dezembro DE 2013
Há 192 anos, em 12 de dezembro de 1821, nascia o escritor francês Gustave Flaubert, autor do famoso romance Madame Bovary (1856). Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social e pela força de estilo em seus textos.
Resultado de cinco anos de trabalho, Madame Bovary foi o romance de estreia de Flaubert, uma dura depreciação dos valores burgueses. A história de Emma Bovary, que trai o marido para fugir da vida medíocre, é um retrato da incapacidade mental, emocional e moral das sociedades provincianas.
Flaubert se dizia um estudioso da estupidez humana e colecionava episódios de burrice publicados em livros e jornais. Para ele, estupidez era mais frequente na província. A falta de inteligência também foi o tema de A tentação de Santo Antão (1874). Segundo alguns críticos, o escritor ridicularizava sua própria condição social, afinal, era filho de um médico provinciano rico e vivia de renda na propriedade rural do pai.
Com Madame Bovary, Flaubert foi acusado, em 1856, pelo governo francês de ter escrito uma "obra execrável sob o ponto de vista moral". Mas foi absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena, em Paris, em fevereiro de 1857.
Flaubert foi um dos autores mais importantes do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século 19.
Você conhece este autor? Já leu alguma de suas obras? Na BSP você encontra:

Madame Bovary
'Madame Bovary' trata da desesperança e do desespero de uma mulher que, sonhadora, se vê presa em um casamento insípido, com um marido de personalidade fraca, em uma cidade do interior. O romance mostra o crescente declínio da vida - interna e externa - de Emma Bovary.

Dicionário das ideias feitas
O livro, em formato de bolso, mostra o autor bem-humorado, irônico, e pouco preocupado em seguir as ordens da moral francesa do século XIX. A partir de termos cotidianos, ele aponta outras definições das palavras, mais realistas e cruas.

Três contos
Os 'Três contos' de Flaubert são também um dos pontos altos da ficção francesa do século XIX. Aqui, o leitor encontrará a visão certeira, a riqueza de recursos e a modernidade da prosa do autor, para quem o realismo dependia da força imaginativa e do trabalho verbal. O primeiro conto é 'Um coração simples', em que Flaubert acompanha a biografia rasa de uma criada fiel e generosa, marcada por perdas sucessivas, até que chega um papagaio que parece mudar o rumo de sua vida. O segundo conto é 'A legenda de São Julião Hospitaleiro', que traz um santo medieval que comete inúmeros crimes. 'Herodíade', o terceiro conto, narra a morte de São João Batista de uma perspectiva desencantada, como a luta pelo poder.

Bouvard e Pécuchet
Com suas frases lapidadas exaustivamente, suas palavras precisas, o romance 'Bouvard e Pécuchet', do francês Gustave Flaubert, atravessou o tempo sem perder seu impacto e sua força expressiva. Esta edição traz notas explicativas e os roteiros manuscritos que o escritor deixou para o final da primeira parte do romance, bem como para a segunda parte, como o famoso 'Dicionário das idéias feitas'. Conta também com um ensaio de Guy de Maupassant, escrito por ocasião do lançamento da obra, e com uma apresentação, assinada pela especialista Stéphanie Dord-Crouslé, sobre a construção do livro e sua revolucionária estrutura narrativa. Nesse romance inacabado, Flaubert coloca em cena dois personagens crédulos, os escreventes Bouvard e Pécuchet, que, caminhando na rua, na hora do almoço, sentam num mesmo banco de praça e acabam se tornando grandes amigos. O sonho desses dois 'homenzinhos', como o escritor a eles se referia, era conseguir largar o trabalho insano de copistas para se dedicarem aos estudos, aos altos conhecimentos, científicos ou não, do mundo. Um dia, um deles recebe uma bela herança, suficiente para passar o resto da vida sem trabalhar em escritório. Combinam, então, trocar a vida parisiense pela vida no campo, onde poderiam se dedicar aos estudos e às experiências, procurando pôr em prática, nesse laboratório da natureza, tudo que aprenderiam nas grandes obras de referência. O resultado se torna uma série de trapalhadas, narradas com humor refinado e carregado de crítica.
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025
Vale a pena ler de novo!
(Re)descubra histórias incríveis!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025