Aniversário de Leon Tolstói
09 DE setembro DE 2013Há 185 anos, em 9 de setembro de 1828, nascia o escritor russo Leon Tolstói.
Junto a Dostoiévski, Turgueniev, Gorki e Tchecov, ele foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, em que denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da literatura.
De origem nobre, Tolstói nasceu em Yasnaia Poliana, na Rússia, e ficou órfão aos nove anos, sendo educado por preceptores.
Em 1843, iniciou o curso de letras e direito na Universidade de Kazan. Depois de formado, passou um período em Moscou e logo se alistou na guarnição do Cáucaso, onde escreveu o livro Infância, publicado em 1852, e a primeira parte de Memórias.
Em 1856, abandonada a carreira militar, Leon Tolstói passou a viver em sociedade, ampliando suas relações pessoais. Viajou à Europa, visitando diversos países. Ao regressar, isolou-se em sua propriedade rural, determinado a dedicar-se à literatura. Casou-se nesse período com Sofia Bers, com quem teve 13 filhos, dos quais apenas 10 sobreviveram.
Em 1865, começou a escrever Guerra e paz, extenso romance que aborda as guerras napoleônicas e traça um quadro da sociedade russa do século XIX. No final da década de 1870, Tolstói escreveu o romance psicológico Anna Karenina, que também obteve grande repercussão.
Aos poucos, inclinou-se para a religião, tornando-se pouco a pouco um cristão evangélico. Ao renegar a religião ortodoxa, acabou excomungado pela Igreja. Suas posições políticas também se radicalizaram, tendendo ao anarquismo.
Distanciando-se cada vez mais de sua família, Tolstói decidiu entrar para um mosteiro. Planejou a fuga e, no dia 31 de outubro de 1910, finalmente embarcou num trem, acompanhado apenas da filha Alexandra e de um criado. Com a saúde abalada, faleceu durante o trajeto, em Astapovo, em decorrência de uma pneumonia.
A Biblioteca de São Paulo possui em seu acervo alguns livros de Leon Tolstói, confira:
Guerra e Paz
Escrito entre 1865 e 1869, "Guerra e Paz" é provavelmente a obra-prima de Tolstoi e uma das maiores criações literárias de sempre. Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas napoleónicas, esta novela épica surge como uma reflexão sobre a vida humana e a sua frágil existência. Nesta obra grandiosa, as personagens amam, odeiam e lutam, mas acima de tudo anseiam por encontrar o sentido da vida.
Ressurreição
Em Ressurreição, um príncipe é convocado a integrar um júri e reconhece na ré uma criada que ele engravidara anos antes. Prostituída, ela é detida sob as acusações de roubo e envenenamento de um cliente e por isso acaba condenada a trabalhos forçados na Sibéria. O aristocrata busca a salvação da jovem e a própria redenção espiritual, enquanto a narrativa revela os verdadeiros criminosos daquela sociedade.
A morte de Ivan Ilitch
Esta obra mostra a história de um burocrata medíocre, Ivan Ilitch, um juiz respeitado que depois de conseguir uma oferta para ser juiz em uma outra cidade, compra um apartamento lá, para ele, sua mulher, sua filha e seu filho morarem. Ao ir para o apartamento, antes de todos, para decorá-lo, ele cai e se machuca na região do rim, dando início à uma doença.