Aniversário de Victor Hugo
26 DE fevereiro DE 2014

Há 212 anos, em 27 de fevereiro de 1802, nascia o escritor francês Victor Hugo, autor de Os miseráveis e O corcunda de Notre Dame.
A eloquência e a paixão precoce das primeiras obras de Victor Hugo trouxeram-lhe sucesso e fama quando ainda jovem. Sua primeira coletânea de poesia (Odes et poésies diverses) foi publicada em 1822, quando Hugo tinha apenas 20 anos de idade, e lhe rendeu uma pensão real de Luís XVIII.
A primeira obra madura de ficção do autor francês apareceu em 1829 e refletia a aguda consciência social que permearia sua obra posterior. O último dia de um condenado teve profunda influência sobre autores posteriores, como Albert Camus, Charles Dickens e Fiódor Dostoiévski.
O período 1829-1843 foi o mais produtivo da carreira de Victor Hugo. Seu grande romance histórico, Notre Dame de Paris - mundialmente conhecido como O corcunda de Notre Dame - (1831), o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa, em 1841.
Victor Hugo dedicou sua obra à política, à religião e à filosofia humana e social. Reformista, desejava mudar a sociedade, mas não mudar de sociedade.
No começo da década de 1830, começou a planejar um grande romance sobre miséria e injustiça social, intitulado Os miseráveis, publicada apenas em 1862. A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas - a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832, e conta a história de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria desse século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, Thénardier e o inspetor Javert.
Em seu próximo livro, Os trabalhadores do mar, publicado em 1866, Victor Hugo afastou-se de temas políticos e sociais. Ainda assim, o livro foi bem recebido, talvez devido ao sucesso prévio de Os miseráveis.
Seu último romance, Noventa e três, publicado em 1874, abordava um tema até então evitado pelo escritor: o reinado do terror, durante a Revolução Francesa. Embora sua popularidade estivesse em declínio quando de sua publicação, muitos consideram esta uma obra à altura das mais famosas de Victor Hugo.
Na BSP você encontra os seguintes títulos do escritor:

Trabalhadores do mar
Cosac Naify
O livro narra a história de Gilliat, um jovem trabalhador rejeitado pela comunidade onde vive. Ele se apaixona por Déruchette, a bela sobrinha do armador Lethierry. Para conquistar a jovem, enfrenta uma batalha com a natureza para recuperar o motor do navio à vapor naufragado de Lethierry. O romance se passa na ilha de Guernesey, onde Victor Hugo viveu durante um exílio autoinfligido. O livro inclui capítulos que não foram publicados na primeira edição brasileira.

Notre-Dame de Paris (também em audiolivro)
Companhia das Letras
Este romance se passa na Paris medieval e conta a história da bela cigana Esmeralda, condenada por bruxaria pelo atormentado arquidiácono Claude Frollo. A obra gira em torno de Quasimodo, homem deformado e coxo adotado por Frollo, que acaba se apaixonando por Esmeralda e, na tentativa de salvá-la, esconde-a na torre da catedral. No entanto, um grupo de camponeses parisienses atacam a catedral para liberá-la do terrível homem corcunda, que organiza heroica resistência.

Os miseráveis (também em audiolivro)
Cosac Naify
O fio condutor é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos reconduzem-no ao calabouço. Esta versão procura incluir notas de pé de página elucidativas do contexto histórico e cultural da França no século XIX.
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025
Vale a pena ler de novo!
(Re)descubra histórias incríveis!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025