Aprofunde seus conhecimentos sobre xadrez com nossa atividade online
03 DE maio DE 2021
Foto: Equipe SP Leituras.[/caption]A BSP preparou, para maio, mais uma aula de xadrez em nossa página do Facebook (BSPbiblioteca). O objetivo dessa vez é tratar da importância do Roque e o encontro está marcado para o dia 13, quinta-feira, das 16h às 17h. Não é necessário fazer inscrição para a atividade indicada para jogadores com níveis intermediário e avançado.
Adriano Caldeira, que comanda a oficina, recebe, na aula, Dragan Stamenkovic. Stamenkovic nasceu na Sérvia (antiga Iugoslávia), é Mestre Internacional de xadrez e tem formação em Engenharia de Transporte pela Universidade de Belgrado. Vencedor de diversos torneios mundiais, hoje atua como empresário, proprietário de loja online e como professor de xadrez. Já Caldeira é Mestre da Federação Mundial de Xadrez, escreveu dois livros e foi técnico da Delegação Brasileira de Menores. Atualmente, trabalha como professor de xadrez e administra a plataforma de aulas online clubefox.com.
Quem tem interesse no jogo pode gostar de retomar alguns conceitos básicos. Haverá oportunidade também para isso em maio com transmissão de aula para iniciantes na página do Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVLbiblioteca). O tema será os erros mais comuns na abertura, com a mesma dupla de instrutores, e a oficina está marcada para o dia 27, quinta-feira, das 16h às 17h.
Notícias
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BSP promove sessões gratuitas de cinema com pipoca para toda a família em janeiro
BilioCine traz sucessos de bilheteria para a biblioteca
Postado em 02 DE janeiro DE 2026
Vem aí o curso de Construção de Mangás e HQs
Atividade online e gratuita será ministrada por Max Andrade todas às quintas-feiras de agosto.
Postado em 28 DE julho DE 2025


