Atividade destacou mulheres negras na literatura
26 DE abril DE 2021

Quantas escritoras negras você já leu? A partir desse questionamento, Carine Souza e Juliane Souza, do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, iniciaram o Bate-papo Ler autoras negras, por que não?, que aconteceu em 23 de abril, em comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
A atividade teve início com um panorama sobre como nasceu o projeto e os desdobramentos da iniciativa desde a sua criação. Elas destacaram ações como mediação de leitura, bate-papo com escritoras e rodas de conversa que visam ampliar o olhar do leitor.
“A partir do momento que percebemos a necessidade de reivindicar a presença dessas obras nas bibliotecas e, consequentemente, que as pessoas leiam, decidimos fazer ações que podem dar um pouco de trabalho na prática, mas que são ideias simples. Qualquer pessoa é capaz de fazer uma transformação nesse sentido”, incentiva Carine Souza.
Em resposta à pergunta inicial, Juliane destaca que não é necessário ler somente porque trata-se de obras que são autoras negras, mas porque essas obras exploraram com profundidade o negro na sociedade. “Você tem que ler porque é literatura e é uma literatura que não é lida no Brasil”, ressaltou.
Durante a apresentação foram citadas escritoras como Chimamanda Ngozi Adichie, Conceição Evaristo, Toni Morrison e Carolina Maria de Jesus. E você encontra os livros destas e de outras autoras negras no catálogo da Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Siga Mulheres Negras na Biblioteca no Facebook e Instagram.



Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


