Aula online de xadrez da biblioteca reúne dicas de jogadas
24 DE junho DE 2020
Reprodução.[/caption]Termina amanhã, sábado, 27 de junho, a sequência de aulas online de xadrez realizadas no Facebook da sua BSP (e também no da Biblioteca Parque Villa-Lobos). Os encontros foram comandados pelo MF Adriano Caldeira e levaram para o ambiente virtual uma opção para quem está acostumado com o programa Jogos para Todos!, realizado na biblioteca sempre aos sábados (lembrando que as atividades presenciais estão suspensas).
A experiência, porém, foi além e alcançou até quem ainda não visitou a biblioteca, como Érick Ramos, de Taubaté (SP), apaixonado pelo jogo e que adorou a oportunidade. "Ainda não conheço pessoalmente o local, mas pela promoção e carinho dado ao xadrez, com certeza despertou o interesse em toda a comunidade". Para Erick, a ideia de atender jogadores de todos os níveis (na BSP, as explanações são para quem é dos níveis intermediário e avançado; na BVL, para iniciantes) merece elogios. "Acompanhar um palestrante de excelente nível técnico sem sair de casa é muito bom!", diz ele. Ele, que se dedica ao ensino do jogo e à promoção de eventos regionais, compartilhou a atividade da BSP com seus alunos e amigos nas redes sociais e espera participar de outras programações.
Quem também está feliz com o alcance das aulas é Adriano Caldeira que acredita que as pessoas precisam de atividades assim ainda mais neste tempo de distanciamento social. O MF tem ficado satisfeito ao ver inclusive outros professores nestes encontros online e compartilhar seus conhecimentos. Os encontros, como explica, ajudam a rever questões e elaborar novos planos, novas sequências de jogos, como salientou em uma das manhãs de atividade. Para facilitar a compreensão de tudo, Adriano dá dicas importantes como a dos Cs - reforçada na aula sobre movimentos de mate: capturar (ou tomar), correr ou cobrir o xeque.
No Facebook da biblioteca, as aulas contemplaram temas como o controle do centro do tabuleiro, o valor comparativo do bispo e do cavalo, a criação e o aproveitamento de colunas abertas, movimentos na sétima e oitavas filas. E, amanhã, a última aula será sobre a estrutura de peões, com convidado especial: o MN Alessandro Rodrigues da Silva. Quer prolongar a sua diversão no tabuleiro? Adriano Caldeira reuniu uma série de dicas de navegação para quem se interessa pelo jogo e você pode conferi-las, clicando aqui.
[caption id="attachment_60514" align="aligncenter" width="625"]
Reprodução.[/caption]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


