BSP recebe o escritor Tom Farias para falar sobre o projeto 200 anos, 200 livros
06 DE setembro DE 2022A BSP recebe o escritor Tom Farias para um bate-papo presencial sobre o bicentenário da Independência do Brasil e sobre a lista de livros organizada pela equipe do projeto “200 anos, 200 livros”, que elegeu o livro de estreia da Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo (1960), em primeiro lugar. O encontro, mediado pela escritora, socióloga e educadora Neide Almeida e pelo fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos José Manuel Diogo, será no dia 9 de setembro, das 14h às 15h30, e pretende refletir sobre o impacto da Independência na formação da sociedade brasileira, usando como pano de fundo a obra da escritora.
A conversa também irá abordar a representatividade dos 200 livros selecionados para a história e a literatura do país. A Atividade é realizada pela Biblioteca de São Paulo em colaboração com o projeto “200 anos, 200 livros” – uma parceria entre UFMG, Folha de S.Paulo, Informacion Capital e Associação Portugal Brasil 200 anos.
Tom Farias é autor de mais de 15 livros, entre biografias, romances e ensaios literários, com destaque para os premiados Carolina: Uma Biografia e Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil, ambos finalistas do Prêmio Jabuti de 2019 e 2009, respectivamente. Além de escritor, é jornalista e crítico literário. Escreve para o jornal O Globo e é colunista semanal do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo. Como dramaturgo, participou da produção do programa “Espelho”, de Lázaro Ramos e colaborou em filmes de Sylvio Back. É roteirista da série “Libertários”, da TV Cultura e embaixador em prol dos Refugiados, pelo Instituto Adus, de São Paulo e membro eleito da Academia Carioca de Letras.