#BSP10anos: bate-papo especial reúne autores da literatura brasileira atual
26 DE fevereiro DE 2020
A íntegra do bate papo pode ser vista na página da BSP no Facebook.
[caption id="attachment_59272" align="aligncenter" width="702"]
Bate-papo especial reuniu Cidinha da Silva, Marcelino Freire, Roberta Estrela D'Alva e Rodrigo Ciríaco na programação de aniversário de 10 anos da BSP. Foto: Paulo Matheus[/caption]A partir de uma provocação de Rodrigo Ciríaco, que começou o bate-papo falando sobre o acirramento do ambiente político e dos ataques ao setor cultural, Cidinha da Silva disse que tem escrito pouco sobre o tema. "O que eu tenho feito, na verdade, é me posicionar na ação política direta, mais do que fazer literatura, nesse período nefasto que estamos vivendo", disse ela. Já Marcelino Freire deu uma receita com tons poéticos para contornar o que chamou de "tempos difíceis": "Para cada negação, uma afirmação contundente. Essa é a solução", disse.
Para todos os participantes da mesa, a biblioteca foi fundamental para a construção de suas carreiras como escritores. Freire, por exemplo, contou que, na infância, suas bibliotecas eram seus professores: "Cada professor, cada professora é uma biblioteca ambulante". Já adulto, quando chegou em São Paulo, no ano de 1991, seus refúgios eram a Biblioteca do Memorial de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.
[caption id="attachment_59276" align="aligncenter" width="702"]
Rodrigo Ciríaco, observado por Cidinha da Silva, media bate-papo especial na programação de aniversário de 10 anos da BSP. Foto: Paulo Matheus[/caption]Cidinha disse que a biblioteca foi fundamental na sua formação. E explicou o contexto:"A minha família não tinha condições de comprar livros, as prioridades eram outras. Então, tive muita sorte, desde o ensino fundamental, de contar com as bibliotecas escolares. Como podia pegar três ou quatro livros, conseguia comentar com as bibliotecárias. São espaços, para mim, muito estruturais".
Roberta disse que as bibliotecas foram muito importantes em dois momentos de sua vida. Na primeira, quando entrou no curso de artes cênicas da USP. "Para fazer as provas técnicas, tinha que ler livros de Eugene O'Neill, Anton Checov, Samuel Beckett. Eu ia na Biblioteca do Centro Cultural Vergueiro para lê-los", contou. No segundo momento, durante o mestrado e o doutorado, ela frequentava a Biblioteca da PUC-SP. "Tinha uma frequência de concentração lá incrível. Você se beneficia de uma onda cerebral de estudos e conhecimento", disse ela.
Ao serem questionados sobre que autores ou livros estão lendo atualmente, os participantes da mesa se dividiram. Roberta Estrela D'Alva indicou antologia de poesias de mulheres slammers "Querem nos calar", com organização de Mel Duarte, da editora Planeta; Cidinha da Silva disse que entre seus autores de cabeceira estão Jeferson Tenório, Natalia Borges Polessa e Maria Valéria Rezende.
No fim do bate-papo, quase todos leram trechos de algumas obras. Roberta declamou "A voz", poesia falada de sua autoria. Cidinha leu o conto "Maria Isabel", do seu livro "Um Exu em NY". E Marcelino leu um texto sobre Luiz Alberto Mendes, de seu livro de ensaios "Bagageiro", e declamou, de cor, "Totonha", em homenagem à sua tia que não sabia ler.
[gallery size="large" columns="2" ids="59272,59271,59269,59268,59273,59274,59270,59276"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


