#BSP10anos: em oficina, Jonas Samaúma aproxima participantes da poesia
27 DE fevereiro DE 2020
Jonas Samaúma ministra Oficina de Poesia na BSP. Foto: Paulo Matheus[/caption]Poeta, cordelista e contador de histórias, Jonas Samaúma costuma dizer que poesia não é um bicho de sete cabeças e que pode ser feita por qualquer um. Samaúma comprovou a tese com folga ao ministrar sua oficina de escrita poética no domingo (16), dentro da programação de aniversário de 10 anos da Biblioteca de São Paulo.
Destinada a todos os públicos, a oficina teve a participação de adultos e crianças, que foram estimulados a fazerem rimas a partir de um tema escolhido pelo grupo. As rimas criadas foram listadas numa lousa. E, a partir dessas rimas, foram feitos versos e poemas, numa divertida criação coletiva.
Convidado a criar um verso sobre livros, o participante Lucas Agostini saiu-se muito bem: "O livro é um mundo fechado que se abre quando você lê". Em seguida, foram feitos exercícios de rima que resultaram em poemas como "Poesia na biblioteca", lido pelo pequeno Eric Fernandes.
Para Samaúma, o processo envolve o participante, que brinca com as palavras e percebe que poesia não é assim tão difícil. Ao citar como exemplos versos de Fernando Pessoa, Manoel de Barros e Eveline Sin, entre outros poetas, ele aproxima as pessoas da escrita e do texto poético.
[gallery columns="2" size="large" ids="59301,59303,59304,59306,59307,59308"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


