#BSP10anos: roda de samba do Consulado da Portela encerra comemorações
21 DE fevereiro DE 2020
Agrupamento musical do Consulado da Portela na BSP. Foto: Paulo Matheus[/caption]"Portela: Memória do Samba", apresentação do agrupamento musical do Consulado da Portela de São Paulo, encerrou no domingo (16) a programação especial de aniversário dos 10 anos da Biblioteca de São Paulo. A roda de samba, que segue os moldes das antigas rodas de terreiro, sem amplificação de som, trouxe no repertório canções de compositores da escola como Monarco, Casquinha, Argemiro, Candeia e Paulinho da Viola, além de sambas clássicos da agremiação carioca.
O agrupamento é o conjunto musical criado pelo Consulado da Portela de São Paulo para divulgar e celebrar a produção musical da escola na capital paulista. O show, que é acompanhado de uma apresentação multimídia, com fotos e informações sobre a história da Águia Altaneira, foi pontuado por clássicos como “Natureza”, de Manacéa; “Lenço”, de Monarco e Chico Santana; “Isolado do mundo”, de Alcides Lopes; “Minha vontade”, de Chatim; “Cocorocó”, de Paulo da Portela; “Corri pra ver”, de Monarco, Chico Santana e Casquinha da Portela, e "Passado de glória", de Monarco.
[caption id="attachment_59182" align="aligncenter" width="702"]
Geração Portela em Paraisópolis na BSP[/caption]O encerramento ficou a cargo dos músicos da Geração Portela em Paraisópolis, que se se uniram à roda de samba no auditório e depois saíram em cortejo pelo térreo da BSP. O grupo foi criado em 2018 e oferece, nos períodos de contra-turno escolar, aulas gratuitas de iniciação musical para mais de 40 participantes do Centro Comunitário de Trabalho de Paraisópolis.
Fundado em novembro de 2015, o Consulado da Portela em São Paulo é uma representação oficial da Portela na capital paulista, onde há grande contingente de fãs da escola carioca. O Consulado assume como sua missão promover encontros, seminários e debates sobre a história da Portela e seus personagens, preservar a memória da escola e de sua Velha Guarda. Também realiza eventos e participa ou incentiva campanhas sociais representando a comunidade portelense.
[caption id="attachment_59183" align="aligncenter" width="702"]
A Geração Portela na Paraisópolis encerra as comemorações de aniversário da BSP[/caption]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


