#BSP11anos: espetáculo transforma sentimentos do público em cenas
11 DE fevereiro DE 2021
“Surpresa.”
“Um espaço de liberdade.”
“É um exercício de criatividade.”
“Acolhimento, eu me sinto bem.”
“Fiquei muito feliz pois as atividades de sábado da minha querida biblioteca voltaram!”
“A biblioteca para mim é o mundo. Nela, eu posso fazer tudo que eu quiser!”
Essas foram algumas frases que marcaram a atividade de sábado da BSP. Integrando a programação especial em comemoração dos 11 anos da biblioteca, a Brasilis Playback Theatre apresentou, em formato virtual, o espetáculo “Tempo de História". O espetáculo de improviso aconteceu a partir das narrativas do público. O elenco apresentou a proposta e, com base nos sentimentos relatados pela "plateia", interpretou cenas que foram além da recriação dos relatos dos participantes.
O poder de emocionar realmente causou impacto. A peça sensibilizou para a escuta e promoveu a empatia. A estratégia do grupo sempre proporciona "ver" a vivência do outro representada por um sentimento que também pode ser seu. É "ver" a sua ou a história do meu parceiro na audiência, em detalhes. É perceber quantas perspectivas há num mesmo fragmento da vida.
Fica a reflexão: talvez, a mágica do espetáculo seja a exclusividade de cada apresentação. As histórias de sábado não estarão em outras exibições, mas marcaram cada um dos presentes com relatos sobre o momento que estamos vivendo de distanciamento social e a importância que a BSP tem na vida de cada um. Sentimentos de amor, felicidade e gratidão pelo poder transformador da biblioteca conduziram a narrativa desse espetáculo de aniversário.
[caption id="attachment_63978" align="aligncenter" width="702"]
Crédito: Patrícia Amaral Mello Suannes.[/caption]Mario, diretor da Brasilis, compartilhou com a gente um pouco do processo de desenvolvimento da apresentação e como foi a adaptação para o online.
Como é o preparo para improvisar tantos sentimentos e histórias diferentes?
A equipe tem muitos anos de vivência, de ensaios semanais e de apresentações das mais diversas. Em nossos encontros, discutimos o que foi feito, como foi feito e descobrimos novas formas de fazer. É importante ressaltar também que é necessário um estado de neutralidade para não julgarmos nenhuma história, para sermos fiéis aos sentimentos do narrador.
Como foi o processo de levar o espetáculo para o online?
Foi difícil, bem difícil. Havia uma descrença inicial por parte de algumas pessoas na equipe. Começamos os ensaios em março do ano passado com os ânimos lá embaixo. Aos poucos, fomos descobrindo novas possibilidades e percebendo o que funcionaria melhor no online. Fizemos uma apresentação para amigos que deu super certo e fomos seguindo, com fé e resiliência. Depois, realizamos duas apresentações públicas e os trabalhos foram aparecendo. No final do ano de 2020, contabilizamos 80 apresentações online. Um super resultado!
Qual a maior "gratificação" e o maior desafio na realização desse espetáculo?
A maior "gratificação" foi perceber que o espetáculo online conseguiu estabelecer uma relação muito positiva com a plateia, houve interação e escuta. Os desafios foram muitos: desde a conexão com a internet (muitas vezes o participante não tinha vídeo e nem áudio; a comunicação se dava pelo chat), até estabelecer uma estética razoável, criar um cenário interessante e proporcionar uma iluminação adequada para um evento ao vivo e online.
Quer saber mais sobre a Brasilis Playback Theatre? O grupo possui site e redes sociais, onde é possível acompanhar o trabalho e a agenda de apresentações.
E, para fechar com chave de ouro as comemorações do aniversário da biblioteca, participe do terceiro dia do BSP+ZAP!Slam. O encontro online será no dia 12 de fevereiro, às 19h. Para integrar a disputa, é necessário entrar na sala com 15 minutos de antecedência. Link do evento: https://us02web.zoom.us/j/89774171218
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


