Cida Pedrosa traz para bate-papo poesia e referências da literatura brasileira
08 DE fevereiro DE 2022
Com sorriso largo e muita poesia, a escritora Cida Pedrosa abriu a temporada de 2022 do programa Segundas Intenções. Ganhadora do prêmio Jabuti em 2020 pelo livro Solo para Vialejo, seu primeiro contato com a poesia foi por meio da literatura de cordel quando ainda morava em Bodocó, cidade do interior de Pernambuco.
“Em ‘Solo para vialejo’ eu jogo para fora tudo o que eu aprendi de poesia, da métrica ao som, a construção e a desconstrução”, diz ela. No livro, ela aborda, em um poema épico, as histórias de negros e negras que partiram do mar para o sertão, em uma diáspora inversa.
Formada em direito, inicialmente não gostou do curso, mas se identificou com as pautas dos direitos humanos e acabou atuando como advogada por 17 anos na área penal e trabalhista.
O ambiente cultural em torno da universidade exerceu grande influência sobre sua carreira. Cida Pedrosa conta que deparou com a cena efervescente de Recife na época em que foi morar na capital e teve a oportunidade de estudar com grandes escritores, como Cícero Belmar, Wilson Freire e José Eduardo Martins.
Ao longo da conversa, a escritora falou sobre seus poetas favoritos e suas referências na literatura, leu alguns poemas e explicou as métricas usadas na sua escrita. Atualmente, está trabalhando com afinco na produção de um poema longo sobre a Guerrilha do Araguaia, com o título provisório de Araras Vermelhas.
Assista ao bate-papo completo!
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


