Cidinha da Silva é a convidada do Segundas Intenções
26 DE outubro DE 2021
Crédito: Reprodução O bate-papo presencial com a escritora acontece no dia 6 de novembro, das 11h às 13h. Participe!
Venha conhecer a trajetória e as histórias de vida da escritora Cidinha da Silva. Em uma conversa informal mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, a escritora vai falar sobre sua carreira, seu processo de escrita, sua relação pessoal com assuntos sempre presentes em seus textos, como os direitos humanos com foco em questões de gênero e raça, e sua predileção pelas crônicas.
Com uma linguagem leve, ágil, com fortes traços de humor e ironia, Cidinha da Silva promove em seus livros um diálogo entre as tradições e a contemporaneidade e explora com primor temas como africanidades e orixalidades. É formada em história, tem doutorado na área de difusão cultural e foi presidente do Geledés Instituto da Mulher Negra e fundadora do Instituto Kuanza, voltado para ações de educação e articulação comunitária para a população negra.
Possui 19 livros publicados, entre eles Um Exu em Nova York, que recebeu o Prêmio Biblioteca Nacional, em 2019, Os nove pentes d’África, incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2020, e #Parem de nos matar! (2019). É também autora de duas obras fundamentais sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil: Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras (2003) e Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (2014). Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano e é curadora do Almanaque Exuzilhar (YouTube) e conselheira da Casa Sueli Carneiro.
Na Biblioteca de São Paulo você encontra três livros da escritora. Kuami, publicado em 2019, e Oh, margem! Reiventa os rios, de 2020, integram o acervo físico. Já o e-book Sobre-viventes, de 2016, está disponível no acervo digital.
O evento também será transmitido pelo Facebook da Biblioteca de São Paulo e não é necessário fazer inscrição.
Estamos abertos de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30, atendendo com capacidade total, porém respeitando os protocolos contra a covid-19. A medida atende a atual fase do Plano São Paulo.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


