Cinema brasileiro: para ler, ouvir e assistir
18 DE junho DE 2021
Em fins do século XIX, época em que florescia a fotografia, a proposta de registrar imagens em movimento para contar uma história era ousada. Mas vingou. No Brasil, a linguagem audiovisual atravessou diferentes fases e foi impactada por movimentos sociais e contextos políticos e econômicos. Agora, com as salas de cinema sofrendo restrições de público impactadas pela pandemia, você pode aproveitar para estudar sobre os diferentes movimentos, os principais cineastas, o que é a linguagem cinematográfica e, ainda, assistir a alguns filmes em DVD na biblioteca. Aproveite!
LER
[gallery type="rectangular" size="medium" ids="69225,69224,69227"]
Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966, de Jean-Claude Bernardet.
O texto traz um olhar crítico sobre os filmes realizados no Brasil entre 1958 e 1966, época do surgimento e da consolidação do Cinema Novo, liderado por Glauber Rocha. Analisa também a filmografia de Walter Hugo Khouri e José Mojica Marins tentando buscar conexões entre filmes aparentemente díspares e o modo como eles se relacionam com o país em transformação.
Cinema de invenção, de Jairo Ferreira.
O livro é um inventário do também chamado Cinema Marginal, Experimental ou Udigrudi. Jairo Ferreira, cineasta, jornalista e uma das figuras centrais do movimento, foi amigo pessoal de todos os diretores relacionados ao movimento ocorrido entre os anos 1967 e 1971. No livro, ele expõe o contexto, os anseios e a paixão dos diretores que forjaram um dos mais luminosos momentos de nosso cinema.
Dicionário de filmes brasileiros: curta e média metragem, de Antonio Leão da Silva Neto. (para consulta no local).
O livro lista toda a produção nacional de curtas e médias metragens no período de 1897 a 2005, além de trazer dados adicionais e raros de filmes produzidos e nunca exibidos, ou mesmo desaparecidos.
OUVIR
Cinema – despertando seu olhar crítico, de Ademir Pasquale.

(Audiolivro).
Descubra mais sobre a linguagem do cinema, a diferença entre resenha e
crítica, como ver um filme e muito mais!

ASSISTIR
O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte. (DVD – para consulta local).
É um filme do gênero drama, produzido em 1962. Conta a história de Zé do Burro, homem humilde, que enfrenta a intransigência da igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé, que era carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso. O filme é baseado na peça teatral homônima do dramaturgo Dias Gomes e recebeu a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


