Cintia Moscovich é a convidada do Segundas Intenções de junho
31 DE maio DE 2021
Nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1958, tem uma obra marcada por seu bairro, o Bom Fim, pelas raízes judaicas, e por reflexões intimistas sobre a condição feminina. Sua trajetória na literatura, obras publicadas e influências serão debatidas no encontro transmitido ao vivo na página da biblioteca no Facebook (BSPbiblioteca). A mediação será do jornalista Manuel da Costa Pinto.
Antes de se aproximar da literatura, desenvolveu a carreira como jornalista. Formou-se em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A partir de 1982, atuou como redatora de rádio, assessora de imprensa, diretora do Instituto Estadual do Livro (RS) e editora de livros do jornal Zero Hora.
Iniciou uma segunda graduação, em Letras, que não foi concluída. No entanto, em 1995, ao participar de oficina de criação literária na PUC-RS, coordenada pelo escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, recebe o estímulo definitivo para se dedicar à literatura. Confira o site da autora e saiba mais sobre seu percurso.
Entre suas obras constam, a coletânea de contos Reino das Cebolas (1996), indicado ao Prêmio Jabuti, a novela Duas iguais (1998, reeditada em 2004) e Anotações durante o incêndio (1998), pela qual recebeu o Prêmio Açorianos na categoria de Contos. Sua prosa transita entre diferentes gêneros: romances, contos e novelas e, além dos seus próprios livros, seus textos estão presentes em mais de 30 antologias no Brasil e no exterior.
Ficou com vontade de ler um obra de Cíntia Moscovich? O acervo dispõe dos seguintes títulos: Por que sou gorda mamãe? e Essa coisa brilhante que é a chuva, sendo este em versão digital.
[gallery size="full" ids="65948,65949"]
Segundas Intenções Online, com Cíntia Moscovich. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Segunda-feira, 14 de junho, das 19h às 20h. Transmissão ao vivo na página da BSP no Facebook. Não é necessário fazer inscrição.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


