/ governosp
Biblioteca de São Paulo

Clube de leitura debate o livro Bom-crioulo, de Adolfo Caminha

26 DE outubro DE 2021

Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, é o livro escolhido para a edição de novembro do Clube de Leitura on-line, que será realizado no dia 19 de novembro, das 15h às 17h. Publicado em 1895, a obra é considerada um marco na literatura brasileira ao abordar temas polêmicos para a época, como a homossexualidade entre militares e sexo entre pessoas de diferentes etnias. Foi recebida com escândalo pela crítica e com silêncio pelo público.

O protagonista Amaro é um escravo foragido que ao ingressar na Marinha realiza seu sonho de liberdade. Graças ao biótipo sólido e extrema força física, torna-se um marujo voluntarioso e benevolente, recebendo o apelido de “Bom Crioulo”. Nessa nova etapa da vida conhece Aleixo, um jovem loiro de olhos claros, marinheiro iniciante na armada. A partir daí começa uma história de desejo, frustração e tragédia.

Adolfo Caminha nasceu em 1967, na cidade de Aracati (CE), e é considerado um dos principais escritores do movimento naturalista brasileiro. É autor do livro de poesias Voos incertos (1886) e dos romances A normalista (1893) e No país dos ianques (1894). Morreu precocemente de pneumonia, aos 29 anos.

O link para baixar o livro Bom-crioulo será disponibilizado por e-mail para todos os inscritos. A atividade, oferecida na modalidade on-line, ao vivo, tem vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições serão abertas no dia 27 de outubro, às 10h, e podem ser feitas pelo link: bsp.org.br/inscricao.

Cadastre-se e receba nossa newsletter