Clube de leitura debate o livro Bom-crioulo, de Adolfo Caminha
26 DE outubro DE 2021
Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, é o livro escolhido para a edição de novembro do Clube de Leitura on-line, que será realizado no dia 19 de novembro, das 15h às 17h. Publicado em 1895, a obra é considerada um marco na literatura brasileira ao abordar temas polêmicos para a época, como a homossexualidade entre militares e sexo entre pessoas de diferentes etnias. Foi recebida com escândalo pela crítica e com silêncio pelo público.
O protagonista Amaro é um escravo foragido que ao ingressar na Marinha realiza seu sonho de liberdade. Graças ao biótipo sólido e extrema força física, torna-se um marujo voluntarioso e benevolente, recebendo o apelido de “Bom Crioulo”. Nessa nova etapa da vida conhece Aleixo, um jovem loiro de olhos claros, marinheiro iniciante na armada. A partir daí começa uma história de desejo, frustração e tragédia.
Adolfo Caminha nasceu em 1967, na cidade de Aracati (CE), e é considerado um dos principais escritores do movimento naturalista brasileiro. É autor do livro de poesias Voos incertos (1886) e dos romances A normalista (1893) e No país dos ianques (1894). Morreu precocemente de pneumonia, aos 29 anos.
O link para baixar o livro Bom-crioulo será disponibilizado por e-mail para todos os inscritos. A atividade, oferecida na modalidade on-line, ao vivo, tem vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições serão abertas no dia 27 de outubro, às 10h, e podem ser feitas pelo link: bsp.org.br/inscricao.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


