Clube do Audiolivro de julho debate conto de Guimarães Rosa
14 DE junho DE 2021

Ficou com vontade de conhecer melhor essa história? Participe do encontro marcado para terça-feira, 13 de julho, a partir das 14h30. O Clube do Audiolivro conta com a parceria do Metrô de São Paulo e da Tocalivros e é indicado para maiores de 14 anos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 18 de junho aqui.
Na narrativa, Augusto Esteves, conhecido como Nhô Augusto e também como Augusto Matraga é o maior valentão de Murici, lugarejo do sertão mineiro, onde, de briga em briga, sua vida se desenrola. Debocha das mulheres, é surrado por inimigos e cuidado por um casal de negros velhos depois de quase morrer em uma emboscada. O texto traz uma linguagem inventiva, cheia de regionalismos, que funde o real e o mágico e coloca seu autor como um dos maiores nomes da Literatura Brasileira do século XX.
[caption id="attachment_66173" align="aligncenter" width="761"]

A marca de Guimarães Rosa, ao utilizar a linguagem regional aliada à poesia, é produzir sentidos e efeitos inesperados. Mas a mesma linguagem que encanta, também pode trazer dificuldade de interpretação para muitos leitores. O título do livro é uma palavra criada por Guimarães Rosa: junção de saga (narrativa épica) e do sufixo rana (que em tupi significa “à maneira de”). Dessa forma, os nove contos são narrados à maneira de epopeias, associando seu caráter regional com uma dimensão universal. Os seguintes contos integram a obra: O Burrinho Pedrês; Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo; Sarapalha; Duelo; Minha Gente; São Marcos; Corpo Fechado; Conversa de Bois; A hora e vez de Augusto Matraga.
A narração do audiolivro, feita por Rubens Caribé e Priscila Scholz, tomou como base a décima edição de Sagarana, lançada pela Livraria José Olympio Editora em 1968. O texto foi revisto de forma cuidadosa, procurando conservar a inventividade da linguagem criada por Guimarães Rosa. Ouça um trecho.
Os inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo gratuito do audiolivro. Os participantes terão de ser sócios da biblioteca para ouvir a obra. A carteirinha pode ser feita presencialmente ou online, de forma simples e rápida.
Clube do Audiolivro – A hora e vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa. Terça-feira, 13 de julho, das 14h30 às 16h. Com equipe BSP. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 18 de junho, às 10h, em www.bsp.org.br/inscricao.
[caption id="attachment_66178" align="aligncenter" width="696"]

Notícias

Vem aí o curso de Construção de Mangás e HQs
Atividade online e gratuita será ministrada por Max Andrade todas às quintas-feiras de agosto.
Postado em 28 DE julho DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025