Clubes de Leitura online da BSP e da BVL ganham destaque no Estadão
24 DE junho DE 2020
Detalhe da capa do caderno Quarentena, do Estadão[/caption]Em tempos de pandemia, de combate à Covid-19 e de confinamento, os Clubes de Leitura virtuais têm ganhado força e adesão das pessoas. Este é o tema da reportagem de capa do caderno Quarentena, do jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta, 24 de junho. Os encontros online para a discussão de livros nas programações das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, ambas geridas pela SP Leituras, foram citados no texto da repórter Maria Fernanda Rodrigues - leia no site do jornal, apenas para assinantes.
A reportagem traz também uma análise de Pierre Ruprecht, diretor-executivo da SP Leituras, sobre esse aumento na popularidade dos clubes de leitura: “Por causa dessa gigantesca disrupção que a pandemia provocou, as pessoas aproveitaram o momento para tentar responder a perguntas que não conseguiam antes. Elas estão se dando o direito de experimentar coisas novas – e a leitura compartilhada é uma delas. As pessoas estão buscando a leitura e a leitura tem se revelado uma possibilidade muito rica de as pessoas se repensarem. Isso tem a ver com esses tempos.”
Dona Alice Seixas, frequentadora assídua do Clube de Leitura da BSP, falou sobre a possibilidade de poder participar do encontro do Paraná, para onde foi nesse período de quarentena, com o intuito de ajudar a filha: “Ler é muito solitário. Quando você lê sabendo que vai compartilhar a sua experiência, acaba lendo com outros olhos. E ouve o que os outros apresentam. Isso nos estimula e enriquece. Nesse momento, é ainda mais importante”.
A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura comemora este mês uma década de atividades. A organização social sem fins lucrativos é responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo (BSP), no Parque da Juventude, e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), no parque homônimo – ambas na capital paulista. E coordena também o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), que atualiza acervos e qualifica equipes de bibliotecas de cerca de 600 municípios do Estado. As iniciativas estão ligadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e são coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL).
[caption id="attachment_54542" align="aligncenter" width="521"]
Capa do caderno Quarentena, do Estadão[/caption]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


