Como escrever para crianças?
16 DE outubro DE 2023O que é uma criança? Foi com essa provocação que o escritor Ilan Brenman começou sua oficina “Como escrever para crianças”, oferecida pelo programa Viagem Literária, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo do Estado de São Paulo, organizado pelo SisEB e pela SP Leituras.
“Um chef para saber cozinhar precisa conhecer os seus ingredientes, de onde eles vieram, de que forma pode trabalhar com cada um deles. O método também funciona para quem trabalha ou escreve para crianças. Sem conhecer a trajetória do seu público não é possível conquistar a confiança e o interesse dele”, explica Brenman. Para mergulhar no universo da criança, o escritor apresentou o documentário “A invenção da infância”, um curta-metragem lançado ano 2000 e dirigido por Liliana Sulzback, que aborda de forma envolvente a realidade de várias crianças em diferentes regiões do país. Algumas precisam trabalhar para ajudar a família, enquanto outras têm uma agenda tão apertada de compromissos que não sobra tempo para simplesmente serem crianças. “Quando as crianças começam a se comportar como adultos, perde-se todo o sentido da infância.”
Brenman destaque que a criança é ser um complexo e que essa figura romantizada sobre ela ser um ser angelical é uma invenção do filósofo Jean-Jacques Rousseau. A criança tem o lado bom e o lado ruim, por isso que a fantasia é tão importante no seu crescimento. A brincadeira é um lugar seguro, onde ela pode vivenciar diferentes papéis e extrapolar seus sentimentos sem machucar ninguém. “Por isso, que essa censura ao brincar de determinados de temas é uma bobagem. Se a criança não faz isso na infância, fica violenta na vida adulta. Estamos promovendo uma castração simbólica”, destaca o escritor.
O grande problema desse comportamento é que as crianças não estão sendo preparadas para a vida. “É aqui que entra o papel da literatura: mostrar o real sentido da vida, que não é só alegria. Aliás, ouso dizer que a vida é um vale de lágrimas, mas dentro do sofrimento tem um oásis e momentos de beleza.”
O medo é também um tema que costuma ser tratado como tabu. “Mas as crianças amam o medo”, observa Brenman. Outro ingrediente fundamental para agradar o público infantil é o humor. “Não uso as histórias para dar lição de moral e nem para fazer manifesto político. Literatura é arte e deve ser feita para o coração”, diz.
O escritor ainda chamou a atenção para os aspectos gráficos das publicações, que precisam ter boas ilustrações, um bom estudo de layout e fontes adequadas. “Um livro começa na capa e termina na contracapa. Tudo dentro desse espaço deve ser cuidadosamente pensado. A diferença entre um livro bom e um livro excelente está no detalhe”, ensina.