Confira como foi o encontro online sobre a evolução do videogame
07 DE dezembro DE 2020

Com mais de 67 milhões de jogadores no Brasil, o videogame é uma mídia em constante expansão. Além disso, ele integra e dialoga com outras linguagens como livros, filmes e séries. Diante desse cenário, o jornalista João Varella ministrou, no dia 30 de novembro, uma aula expositiva intitulada “Videogame, a evolução da arte”
Em duas horas de encontro, Varella apresentou o videogame como gênero de criação dentro do contexto da tecnologia e da economia, seguindo uma linha cronológica do desenvolvimento dos jogos e dos principais marcos da história.
A extensão dos games para outras mídias também foi assunto da aula. Revistas, canais de youtube, resenhas, portais online, comunidades e até capa de cadernos de cultura e lazer tornaram-se espaços para discutir sobre os jogos digitais.
Outro ponto importante foi a reflexão de que a plataforma, por estar sempre em desenvolvimento, transforma-se em um espaço de inovação, experimentação e criação. E, por não haver limites, abre diálogo para temas sociais, políticos e econômicos em suas narrativas.
O importante é garantir o flow, termo que vem do inglês fluir e que pode ser traduzido como “estado de fluxo” ou “experiência de fluxo”. Esse conceito da década de 70 foi criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi com o intuito de nomear as boas experiências de fluxo na consciência (aquela sensação que o tempo passa e não é percebido porque estamos muito envolvidos em uma determinada ação).
João Varella é jornalista especializado em tecnologia e economia, além de autor dos livros “Videogame, a Evolução da Arte”, “42 Haicais e 7 Ilustrações”, “A Agenda” e “Curitibocas: Diálogos Urbanos”. Apresentou o documentário “12 Moedas”, da HBO e é fundador da editora Lote 42, além das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


