Confira dicas para produzir um videoclipe com baixo orçamento
04 DE agosto DE 2020
Foto: Bruno dos Anjos[/caption]Quantas ideias se tornam possíveis quando usamos a criatividade, deixamos a vergonha de lado e “mergulhamos” no potencial que cada um tem? A Oficina Online de Produção de Videoclipe de Baixo Orçamento, promovida pela BSP em 30 de julho, veio para incentivar todo mundo a colocar em prática projetos na área do audiovisual. Diana Boccara e Leo Longo, que formam o duo Couple Of Things e são os realizadores do programa “A Volta ao Mundo em 80 Videoclipes”, compartilharam, no encontro, um pouco da experiência que adquiriram com este e outros projetos.
Diana e Leo se especializaram em produzir clipes com zero ou muito pouco capital e criaram, ao longo do tempo, uma metodologia para viabilizar esses conteúdos. Em uma linguagem acessível, apresentaram para os participante da oficina, o processo que utilizam para criar a união do vídeo com a música. Veja os 11 passos essenciais, citados durante a atividade:
- Estabelecer conexão com a canção;
- Pensar na mensagem que será transmitida;
- Escolher o tipo de narrativa;
- Criar a história;
- Definir a linguagem do vídeo;
- "Decupar" e elencar todo material e serviço necessário para a produção;
- Colocar em prática a “arte da colaboração”;
- Começar a produção;
- Realizar ensaios e testes;
- Gravar;
- Editar;
- Ter desapego,; pois, uma hora o vídeo precisa ficar pronto!
Eles compartilharam um segredo que descobriram quando decidiram embarcar nessas produções: o que chamam de "a arte da colaboração". “Foi a ‘chave da equação’. Devemos sempre nos questionar: o que eu tenho para oferecer que alguém precisa e o que os outros têm para oferecer que eu quero; é aí a que a troca acontece”, explica Leo ao falar das formas de obter ajuda e soluções sem implicar em necessidade de verba específica.
Outro ponto importante que a dupla abordou na oficina foi o processo diário de aprendizagem. Ir para o ambiente de gravação com tudo pronto e ensaiado constou também, em destaque, das explanações. “O set é um ambiente de autoconhecimento. É um espaço em que você se depara com as suas limitações e as suas habilidades. Um espaço de experiência, de estudo e de colocar a 'mão na massa'", diz Diana ao compartilhar com os participantes as possibilidades de erros e acertos na hora da gravação.
Gostou das orientações? Essa dupla tem um canal no YouTube e, por lá, é possível aprender muito sobre o trabalho de Diana e Leo. Há videoclipes e making ofs disponíveis para ver o processo e o resultado final de cada vídeo. Quem sabe você não se inspira e produz um projeto em parceria com uma banda de amigos?!
Fique de olho em nossa programação: há cursos, oficinas, palestras e bate-papos acontecendo nas páginas da Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Fique atento nas datas e prazos de inscrição.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


